Os usuários do transporte coletivo da Estrada do Amapá e Sobral têm novidades esta semana. Após algumas reuniões com a comunidade, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS) está efetuando algumas modificações na linha do bairro Amapá. Com o intuito de agilizar os deslocamentos foi colocada em prática uma linha satélite que faz o percurso do Amapá até a Sobral.
Em reunião realizada na sede na Associação de Moradores do Amapá, no último dia 16, a comunidade pôde discutir os problemas e possíveis soluções com os técnicos da RBTRANS. Na ocasião, os moradores reclamaram das condições dos veículos que circulam na linha e solicitaram aumento no número de viagens para a região.
De acordo com o Diretor de Transportes da RBTRANS, Ítalo César “Esses problemas evidenciados pela comunidade são de nosso conhecimento e já foram tomadas ações nesse sentido, com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelas empresas, que prevê a renovação da frota nos próximos 90 dias. Quanto ao número de viagens, a proposta da RBTRANS é a implantação de uma linha satélite, pois tem baixo impacto no valor da tarifa”, explica o diretor.
Mais opções para os usuários
A nova linha satélite compreende o trecho entre a parada final da Sobral e o posto de Policiamento de Trânsito, antiga “Corrente”, na Via Chico Mendes. Como o Satélite Universidade, esse ônibus não vai até o Terminal Urbano. Os moradores dessa área poderão embarcar no satélite gratuitamente, pois durante a fase inicial de testes não será cobrada a passagem, desse modo o usuário poderá deslocar-se de um distrito a outro sem ter que ir até o centro e sem custos.
O usuário da região que optar pelo satélite Amapá, terá a sua disposição para integração cerca de 10 linhas de ônibus, que são: 101 – Norte Sul, 103 –Santa Maria, 104 – Liberdade, 107 – Recanto dos Buritis, 108 – Belo Jardim, 109 – Pólo Benfica, 110 – Parque Industrial, 403 – Floresta, 603 – Sobral e 604 – Colégio Agrícola. “No retorno ao bairro o usuário tem a opção de embarcar em uma dessas linhas e depois fazer a integração com o satélite, será um aumento percentual de 223% na oferta de viagens”, ressalta César.
Comparativo de Alternativa
Situação Atual Situação Proposta
Linha 105 – Amapá Linha 105 – Satélite Amapá
13 viagens/dia 29 viagens/dia
Extensão: 34 km Extensão: 21 km
Freqüência: 90 minutos Freqüência: 40 minutos
Os testes prosseguem durante esta semana. Uma reunião de avaliação entre RBTRANS e comunidade está agendada para sábado, 30, na sede da Associação de Moradores do Amapá.