O valor das mercado-rias apreendidas que foram destinadas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco em 2009 chegou a R$ 1.109.795,43. Em 2008, haviam sido destinadas mercadorias no valor de R$ 880.492,69.
Além do aumento no valor das destinações, a Receita Federal buscou ampliar o leque de instituições agraciadas. Em 2009, merecem destaque as mercadorias doadas a entidades que prestam relevantes serviços sociais à comunidade acreana: obras sociais da diocese de Rio Branco, Associação de pais e amigos de excepcionais, Jovens com uma Missão-Rio Branco, Organização Social Amor e Vida – Savi e Educandário Santa Margarida.
Além destas, foram beneficiadas prefeituras de municípios da jurisdição, órgãos de Segurança Pública, Exército e o Governo do Estado.
Foram destinados para as comunidades abrangidas pela Delegacia equipamentos eletrônicos e de informática, roupas, peças automotivas, produtos alimentícios, gasolina, produtos de limpeza, entre outros.
De acordo com o delegado da Receita Federal do Brasil em Rio Branco, Elmar Nascimento, “as doações de mercadorias possuem um caráter social relevante e são a etapa final das ações de combate ao contrabando e ao descaminho”.
Além do caráter social vinculado a este procedimento, o resultado de ações desenvolvidas pela RFB, muitas vezes em conjunto com outros órgãos, também demonstra a transparência que pauta o trabalho da instituição. (Ascom Receita)