Pular para o conteúdo

Chuva de 47 mm provoca alta de 1,12 m no nível do Rio Acre

O nível do Rio Acre atingiu ontem a marca de 11,66 metros em Rio Branco, após a ocorrência de uma volumosa chuva de 47 mm no Riozinho do Rola (principal afluente) e no trecho do rio que passa pela Capítal. A precipitação resultou em uma cheia de 1,12m no volume do Rio Acre, entre a madrugada de anteontem (25) para ontem (26). Desde o começo da semana passada até a atual, o rio já subiu mais de 1,5m.

Apesar das elevações e da previsão do tempo apontar mais chuvas para o Estado, a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cedec/AC) assegura que não haverá enchente neste ano, já que serão precipitações esparsas e com baixo volume.
RIOOO
De acordo com o secretário geral da Cedec/AC, cel. BM João de Jesus Oliveira, o que aconteceu com o Rio Acre nestes últimos dias é um fato comum e que pode ser enquadrado como mais uma variante típica desta época do ano. Assim, é provável que a régua do rio aponte alguma baixa para os próximos dias.

“Nesta estação de chuvas, é natural que o rio apresenta constantes variações. Quando elas o fazem encostar ou mesmo ultrapassar a cota de alerta (13,5 m), aí sim devemos nos preocupar. Contudo, agora foi só mais um episódio normal, que não altera em nada as nossas previsões. Para os próximos dias, a meteorologia aponta mais chuvas para a nossa região, só que elas serão fracas e com menos de 5mm. Portanto, eu volto a dizer que dificilmente o rio chegará a transbordar este ano”, analisou.

Em relação às medidas dos rios das demais cidades acreanas, o secretário-geral da Defesa Civil Estadual garantiu que todos também estão em estado de normalidade, com o registro de ‘vazantes’ para a maioria.