RBTRANS promove campanha de Educação no Trânsito no carnaval

campanha_carnaval

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS), vai realizar no próximo domingo (7) o lançamento da programação educativa para o carnaval 2010, no Esquenta do Carnaval, evento realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, onde serão escolhidos o Rei Momo, a Rainha e a Rainha Gay que comandarão este carnaval na capital acreana. A programação acontece no Mercado Velho, no centro de Rio Branco, com início às 18 e vai até às 22horas.

As ações educativas da campanha vão acontecer durante a semana que antecede o carnaval, na área central da cidade e Terminal Urbano, onde circulam aproximadamente 50 mil passageiros por dia. Os Educadores de Trânsito vão realizar abordagens educativas, bem como a distribuição de material informativo da campanha “Neste Carnaval, Vá de Ônibus, Táxi e Moto-táxi. É mais Seguro”. Na oportunidade, será divulgada também, a campanha de Combate a Dengue.

A escolha da Campanha

Atualmente cerca de 100 mil veículos circulam em Rio Branco, o que exige a participação da sociedade nas ações de prevenção. Segundo dados fornecidos pelo Detran, em 2009 mais de 120 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, tendo como principal causa o excesso de velocidade, a falta de atenção dos motoristas, a má conservação dos veículos e embriagues ao volante.

Multa por dirigir embriagado R$ 957,70

Conduzir veículo automotor, na via pública embriagado, é considerado infração gravíssima, tendo como penalidade a detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição da habilitação para dirigir, de acordo com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro.

Especialistas alertam que sob o efeito de álcool o indivíduo anda sem firmeza, diminuindo a coordenação motora, tem a visão distorcida, dificuldade para falar, avaliar distâncias e menor capacidade de raciocinar e de se concentrar. Visando a maior comodidade e segurança do folião, a RBTRANS informa a população dos riscos de dirigir embriagado e orienta o uso do ônibus, táxi e moto-táxi, como forma de garantir a vida. “Nossa preocupação é garantir a segurança da comunidade, orientamos que as pessoas não utilizem o transporte clandestino, e assim tenham um carnaval tranqüilo, ressaltou Ricardo Torres, Superintendente da RBTRANS”. (Assessoria RBTRANS)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation