10 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

TV GAZETA comemora 20 anos de fundação no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
02/02/2010 - 05:17
Manda no zap!CompartilharTuitar

eliane_2

Jornalismo ético e de qualidade, voltado para os problemas sociais e buscando sempre a verdade dos fatos. Assim podem ser resumidos os 20 anos de fundação da TV Gazeta, que se consolidou como líder de audiência no Acre.

Criada no dia 2 de fevereiro de 1990, com um projeto ousado e cheio de inovações, idealizado pelo empresário Roberto Moura, a emissora vem ca-minhando lado a lado com os acreanos, nesses últimos anos, levando informação de forma ágil, precisa e pautada na ética.

No início, a TV Gazeta era retransmissora da Rede Manchete, com uma programação diversificada. O primeiro programa local foi o jornal Gazeta em Manchete, idealizado pelo jornalista Silvio Martinello, proprietário do jornal A GAZETA e da Rádio Gazeta FM.

Ele destaca que o sucesso do telejornal, considerado de maior audiência no Acre, se deve à dedicação e ao profissionalismo dos profissionais que iniciaram o trabalho na TV Gazeta.

O atual secretário de Comunicação do Governo do Estado, Aníbal Diniz, que foi o primeiro editor do Gazeta em Manchete, lembra que a decisão de colocar o jornal logo após a novela Pantanal foi estratégica e decisiva, pois a novela era campeã de audiência na época.

Entre outros destaques da história da emissora, que foram fundamentais para a consolidação da TV Gazeta como exemplo de bom jornalismo, ele cita a conquista do prêmio Líbero Badaró, concedido pela Revista Imprensa, à reportagem sobre uma reintegração de posse no Belo Jardim; o prêmio CNT de Jornalismo, concedido à reportagem de Washington Aquino sobre a BR-64; e a cobertura do assassinato do governador Edmundo Pinto.

Para o ex-governador Jorge Viana, a TV Gazeta exerceu um papel importante na formação de novas lideranças no Estado, colaborando para o processo de democratização da informação.

Foi justamente em 1990 que Jorge Viana disputou sua primeira eleição para o Governo, perdendo para Edmundo Pinto. Ele ressalta a importância da emissora na evolução do telejornalismo e diz que, através da TV Gazeta, aprendeu a dar entrevistas.

Fatos marcantes – Logo após o primeiro ano no ar, a “grade” da TV Gazeta já era composta por programas importantes, que até hoje estão na memória do público acreano. Quem não se lembra da irreverência do “Programa Legal”, direcionado ao público jovem e apresentado por Zezinho Kennedy? Vale a pena recordar também o “Programa do Antônio Klemer”; o “Câmera Gazeta”, com Washington Aquino; “Music Mania”, com Marcão; “Jogo do Poder”; “Vídeo Tape”; “Marlize Braga e How Campos” e o “Bom dia Cidade”, com Luís Carlos Moreira Jorge.

Mais tarde, surgiram outros como o “Gazeta Alerta”, o “Acre Rural” e o “Geração Gazeta”, líderes em audiência na TV acreana graças às inovações e ao profissionalismo que trouxeram ao jornalismo do Estado.

Ao longo desses 20 anos, a TV Gazeta esteve sempre presente nos fatos mais importantes da história do Acre como o julgamento dos acusados pelo assassinato de Chico Mendes; o processo de cassação de Hildebrando Pascoal, na Câmara Federal; o incêndio do prédio da Assembléia Legislativa; o acidente com o avião da Rico Linhas Aéreas; o massacre religio-so em um seringal às margens do Rio Tarauacá; o julgamento dos envolvidos no “crime da motosserra”; o conflito entre população e policiais, em Extrema; o acidente com o avião da FAB, que seguia de Cruzeiro do Sul para o Amazonas, entre outros.

Atualmente, a TV Gazeta é retransmissora da Rede Record, emissora que mais vem crescendo no Brasil.

Pioneirismo  – Com uma equipe formada por profissionais competentes e capacitados, a TV Gazeta mantém sua atuação pioneira e empreendedora no jornalismo acreano, na busca de estreitar cada vez mais a relação com o seu público e de levar informação de qualidade à população, de forma cada vez mais ágil, precisa e comprometida com a verdade.

Antenada aos avanços tecnológicos e culturais do mundo moderno, a TV Gazeta lançou, em 2009, o portal de notícias Agazeta.net, destacando-se como a primeira televisão acrea-na a disponibilizar toda a sua programação local na rede mundial de computadores. Com apenas um ano “on line”, o portal de notícias já soma mais de um milhão e meio de acessos por mês, e os vídeos da TV Gazeta, através do portal, estão entre os mais assistidos em um dos sites de vídeos mais acessados do mundo, o Youtube, na categoria “repórteres”.

E 2010 promete ser um ano de mais conquistas. Entre elas, a instalação de mais um canal, desta vez retransmissor da Record News, em TV aberta, para todo o Estado. O canal deve entrar no ar em, no máximo, 90 dias.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 

As comemorações dos 20 anos da TV Gazeta começam, na noite desta terça-feira, 2, quando será exibido um programa especial, com um resumo dos principais acontecimentos que marcaram esses 20 anos da TV Gazeta no Acre.

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Com projeto piloto, Ufac desburocratiza revalidação de diplomas

Próxima Notícia

Rio Acre sofre vazante de quase 40centímetros e tranqüiliza a Defesa Civil

Mais Notícias

Show ‘Negra Voz’ celebra compositores negros em noite gratuita de música em Rio Branco
6º destaque

Show ‘Negra Voz’ celebra compositores negros em noite gratuita de música em Rio Branco

09/05/2025
Comidas típicas, quadrilhas e bingo: Arraial da Saudade movimenta fim de semana em Rio Branco
Destaques Cotidiano

Comidas típicas, quadrilhas e bingo: Arraial da Saudade movimenta fim de semana em Rio Branco

09/05/2025
Motorista embriagado invade churrascaria e deixa quatro feridos em Rio Branco
4º destaque

Motorista que invadiu churrascaria e deixou quatro feridos em Rio Branco é liberado em audiência

09/05/2025
Prefeitura de Rio Branco e UFAC oferecem curso de inseminação artificial em gado leiteiro
Geral

Prefeitura de Rio Branco e UFAC oferecem curso de inseminação artificial em gado leiteiro

09/05/2025
Confira a programação da Biblioteca Pública nesta quinta-feira
5º destaque

Filmoteca Acreana exibe animação sobre autismo nesta sexta-feira, com entrada gratuita

09/05/2025
Audiência do caso Nayara Vilela é encerrada com denúncia por omissão; defesa tem 5 dias para apresentar alegações finais
2º destaque

Audiência do caso Nayara Vilela é encerrada com denúncia por omissão; defesa tem 5 dias para apresentar alegações finais

09/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Rio Acre sofre vazante de quase 40centímetros e tranqüiliza a Defesa Civil

Binho fala sobre Fórum de Secretários em programa de rádio

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre