Angelim abre trabalhos na Câmara e destaca prioridades para 2010

angelim_2
O prefeito Raimundo Angelim participou na manhã de ontem da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da 12ª Legislatura da Câmara Municipal. Também participaram da sessão o vice-prefeito Eduardo Farias e secretários municipais.

Angelim foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Jessé Santiago e pelos verea-dores do município. Durante a sessão, o prefeito fez a leitura da mensagem governamental de 2010, um balanço do ano administrativo de 2009 e as prioridades para o exercício de 2010. A mensagem destaca que o governo municipal realizou, nos últimos anos, uma mudança profunda no modelo de gestão municipal, implantando o Plano de Gestão por Programas (PGP), que permite a atuação matricial do conjunto dos órgãos de governo, e por conseqüência, a organização coletiva da capacidade gerencial dos recursos humanos, materiais, financeiros e institucionais.

Tal trabalho possibilitou a otimização de recursos, permitindo avançar na modernização da gestão, fortalecer a política de infra-estrutura, urbanismo e serviços urbanos, saúde e saneamento, inclusão social e cidadania, e desenvolvimento econômico e meio ambiente, organizados em três eixos estratégicos, que são: desenvolvimento sustentável e cidadania, infra-estrutura e serviços urbanos e por fim gestão pública.

Em seu discurso, o prefeito destacou o fato de que a experiência que acumulou nestes anos de gestão pública “realimenta meu espírito de administrador, reanima meu otimismo e aguça minha sensibilidade, fortalecendo-me para dar continuidade ao trabalho que vimos realizando com muito mais empenho e dedicação”.

Após a leitura da mensagem, os vereadores Luiz Anute e Rodrigo Pinto falaram em nome da oposição e os vereadores Raimundo Vaz e Astério Moreira pela base de sustentação do prefeito na Casa, reconhecendo os problemas que a cidade enfrenta e o trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Abaixo alguns dos destaques da mensagem do prefeito Angelim.

Organização administrativa
O ano de 2009 foi marcado por significativos avanços na organização da administração municipal. Dentre os mais importantes destacamos a reestruturação da Escola Municipal de Governo, que nesta sua nova fase implantou com sucesso o PDC – Plano de Desenvolvimento por Competência, que utilizou como estratégias pedagógicas a realização de cursos, palestras e outras atividades de capacitação profissional, para atender ao conjunto de especificidades funcionais existentes no serviço público. Além desses, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Acre, estamos realizando um Curso de MBA em Gestão Publica com ênfase em Controle Interno que objetiva capacitar 195 servidores municipais, nos quais se incluem alguns servidores desta casa.

Contratação de novos servidores
Face às novas demandas constatadas, aceleramos a convocação e nomeação dos novos concursados com vistas atenderem aos anseios da sociedade e concernentes à execução de políticas públicas mais eficientes. Restam apenas 343 servidores a serem contratados. Também estamos convocando médicos e profissionais de saúde aprovados em concurso público e realizando concurso para provimento de vagas na Emurb.

Prioridades em 2010
O Governo Municipal não se arrefeceu frente aos desafios encontrados para garantir o direito de “ir e vir” da população. Buscou melhorar a estrutura do sistema viário, priorizando as vias estruturantes (corredores de ônibus) e vias secundárias dos bairros, onde o transporte coletivo se efetiva. Para 2010 propõe a revitalização do sistema de transporte, com renovação da frota de ônibus, a fim de garantir a mobilidade urbana e rural com maior segurança e fluidez para todos.  Objetivando ainda facilitar o serviço de integração na região da Sobral/Transacreana, construirá no eixo sudoeste (Ceasa) uma nova estação de integração de serviços de transportes urbanos de passageiros.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation