Filiados do PT escolhem novo presidente em Rio Branco

zzzzzzpt
Dezenas de filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Rio Branco compareceram à sede do partido na manhã de ontem, para exercer a democracia partidária interna, através da escolha direta do presidente e membros do Diretório Municipal da Capital acreana. Trata-se do Processo de Eleições Diretas (PED), através do qual são eleitos os dirigentes do PT em todos os níveis.

Duas chapas concorrem ao pleito. “Construindo Rio Branco”, que tem André Kamai como candidato a presidente e “Militância Alternativa”, pela qual concorre ao cargo Robinson Vasconcelos. Ambos otimistas, disputaram voto a voto a simpatia e adesão dos filiados que participaram do processo na corrida pela sucessão de Rose Scalabrin, atual presidente do DM.

Para Robinson o processo foi tranqüilo e apesar de ter entrado na disputa na reta final ele considera como positivo o saldo. “A intenção da nossa chapa era primordialmente a de fortalecer a democracia interna, garantindo o quórum necessário para que essa eleição acontecesse”.

André Kamai, que disputou o pleito em novembro passado em chapa única não tendo sido eleito por insuficiência de votantes, se declarou muito mais otimista agora. Ele é considerado favorito no processo. “A mobilização da nossa militância é muito estimulante e isso é um claro sinal de que o nosso partido respeita sua base e sua história”, enfatizou.

Ainda pela manhã a maioria das principais lideranças da sigla compareceram à sede do PT para participar do PED. O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, foi o primeiro. Cumprimentado pela militância presente, seguiu os procedimentos de práxi e depositou o voto na urna, sem revelar sua escolha. “O PED é um exercício muito importante para o nosso partido. Isso prova que a democracia está na alma do PT”, comentou.

Depois foi o senador Tião Viana que falou do orgulho de ser petista. “Nosso partido é o único no mundo em que os fi-liados escolhem seus dirigentes. Essa é a maior demonstração de respeito à democracia que um partido pode oferecer à sociedade”, disse.

O governador Binho Marques também foi a sede do PT para participar do PED. “Fico muito feliz em ver a nossa militância sempre aguerrida exercendo a democracia, participando desse processo. Esse exercício é muito positivo porque mobiliza todos nós”, avaliou.

Os deputados federais Fernando Melo e Nílson Mourão também participaram do PED. “Com a disputa entre duas chapas o PT se reenergiza. Eu defendo que seja sempre assim ao invés da composição de chapa única. Desse jeito podemos aferir a correlação de força entre as tendências internas do partido”, ressaltou Fernando Melo.

Para Nílson Mourão, o PT está no rumo certo. “Assim o PT demonstra vida intensa, debate político, seriedade na construção do partido que vem trabalhando para desenvolver o Acre e o Brasil mesmo com todas as dificuldades”, afirmou.

Também compareceram para votar o deputado estadual Ney Amorim, os vereadores Ricardo Araújo e Gabriel Forneck, além do ex-senador Sibá Machado e filiados de diversos segmentos internos como a juventude, mulheres, meio am-biente, trabalhadores rurais, sindicalistas e membros fundadores do partido.

 
O ex-governador Jorge Via-na e o presidente do Diretório Regional do PT do Acre, Leonardo de Brito, votaram no final da tarde já que pela manhã participaram dos atos de posse dos diretórios municipais do PT no Vale do Juruá, que aconteceu no município de Rodrigues Alves. (Lamlid Nobre /Da Assessoria de Comunicação do PT do Acre)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation