X

Padre Paolino cai de barco e é salvo por ribeirinho

O octogenário padre Paolino Baldassari foi salvo de afogamento por um grupo de ribeirinhos, durante a derradeira desobriga que fez na semana passada, no Igarapé Maloca, alto Rio Caeté. Ele próprio narrou o ocorrido, em entrevista à Rádio Difusora de Sena Madureira, contou ontem o deputado Fernando Melo (PT-AC), que se reuniu com o religioso, do qual é admirador.

Em meio século de trabalho na região do Purus, padre Paolino percorreu milhares de quilômetros de rios, igarapés e varadouros, no vaivém às comunidades, a partir das barrancas dos rios Purus e Caeté, no município de Sena Madureira. Enfrentou adversidades, a exemplo dessa ocorrida no Caeté, quando caiu do barco que se chocou com um toco, mas escapou ileso para contar a história.

“Eu me descuidei e caí dentro d’água, mas antes de me afogar, a mão de Deus me puxou”,  disse ao apresentador Jaime Gonçalves, do programa Domingo no seringal.

Fernando Melo solidarizou-se com o padre:
A vida toda, nas barrancas de rios e na floresta acreana, esse congregado servo de Maria leva solidariedade e esperança aos que menos têm.

Há quase três semanas, o próprio deputado fora vítima do naufrágio de uma lancha voadeira que se encheu de água, obrigando dez dos seus 12 passageiros a se agarrar em galhos com espinhos para alcançar uma minúscula “ilha” no Rio Espalha. Lá eles permaneceram até o piloto manobrar para a retirada da água. Em seguida, os passageiros foram distribuídos em duas embarcações.

Padre Paolino já fora desaconselhado por médicos a continuar fazendo suas viagens de desobriga. Mas ele reage com perseverança:
Não posso parar, porque tem muita gente que precisa de uma mão amiga.

Sorrindo, ele lembrou que fazia anotações na proa do batelão, quando, inesperadamente, caiu no rio.

Foi uma tontura, uma coisa inexplicável, mas graças a Deus fui retirado da água imediatamente, relatou. O seringueiro conhecido por “Carioca” e os companheiros dele salvaram padre Paolino. (Montezuma Cruz)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: