Rio Acre apresenta vazante e baixa mais de um metro


vazante
Defesa Civil alerta para que famílias desabrigadas esperem mais uma semana para retornarem às casas

O Rio Acre apresentou neste fim de semana os primeiros sinais de vazante, depois de ter atingido a marca de 15,46 metros. Na manhã desta terça-feira, 09, segundo relatório da Defesa Civil Estadual, o rio estava com 14,44 metros – ainda 44 centímetros acima da cota de transbordamento. Até agora, 530 famílias tiveram suas residências atingidas, sendo que dessas, 316 estão abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, onde Prefeitura e Governo do Estado oferecem apoio.

Apesar da vazante, a Defesa Civil Estadual alerta para que as famílias não voltem às suas residências até que a situação do rio se normalize. “É importante nesse momento fazer um trabalho de limpeza das casas, desinfetando os ambientes atingidos pela água, mas é preciso esperar pelo menos mais uma semana. Isso porque o rio pode voltar a subir e o prejuízo seria maior”, alerta o técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Carlos Alberto Cordeiro.

Em Assis Brasil, o rio voltou a subir e passou de 3,80 para 4 metros desta segunda para terça. Em Epitaciolândia, a vazante continua e o nível das águas que atingiu a marca de 9,28 na semana passada, hoje está em 4,38 metros. Em Xapuri a situação se repete: dos 11,35 metros registrados na última quinta-feira, hoje, a marca é de 6,70 metros. (Agência de Notícias do Acre)

Foto/Sérgio Vale

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation