18 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Sistema informatizado vai acelerar serviço de entrega de exames laboratoriais no Acre

paula por paula
26/03/2010 - 19:38
Manda no zap!CompartilharTuitar

informatica_1

O Laboratório Central do Acre (Lacen), vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), vai passar a entregar os resultados dos exames pela internet. A novidade estará disponível através do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que começou a ser implantado nesta semana no estado. O software, desenvolvido por especialistas do Ministério da Saúde, vai permitir que o resultado chegue mais rápido ao usuário da rede pública, acelerando o tratamento, e a ideia é de que todos os laboratórios públicos do Acre tenham acesso a essa rede de informações.

O Lacen será o responsável pelo gerenciamento do sistema e o diretor do laboratório, Tiago Viana, reforça que só terão acesso ao sistema, os profissionais das unidades de saúde. Pelo atual sistema, o paciente precisa ir ao Lacen com o encaminhamento do exame, e depois retornar para pegar o resultado. Com essa nova ferramenta, não será preciso voltar ao laboratório. No retorno ao consultório, o próprio médico poderá ler o resultado do exame via internet.

“Isso vai otimizar o tempo e garantir a qualidade no serviço, além de garantir a rastreabilidade e confiabilidade dos resultados”, avalia o diretor.

Desde o início dessa semana, uma equipe de funcionários do Lacen passa por uma capacitação para aprender a manusear o software e esses profissionais serão responsáveis por repassar as informações aos demais técnicos dos outros laboratórios de Rio Branco e dos demais municípios do Acre.

O Governo do Estado também precisou entrar com a contrapartida para implantação do sistema, com compra de computadores com configurações adequadas para acesso ao sistema online e um servidor para armazenar o banco de dados. “Dependendo da importância do exame, ele inclusive ficará guardado no sistema para que o paciente possa sempre ter acesso ao resultado durante acompanhamento médico”, explica Tiago.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Responsável por exames de média e alta complexidade, como HIV, dengue e hepatite, o Lacen do Acre recebe em média 35 mil pedidos de exames por mês.

Para o consultor do Ministério da Saúde e do Lacen do Paraná (estado que serviu de referência para o desenvolvimento do software), o principal ganho com a implantação do GAL é a informatização e unificação dos dados de exames laboratoriais do Brasil. O Acre é o 14º estado brasileiro e o primeiro da Amazônia a ter o sistema implantado.

“A partir da implantação do GAL no Lacen, o laboratório poderá enviar os resultados dos exames de casos suspeitos ou confirmados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), além de que irá auxiliar nas tomadas de decisões epidemiológicas e gerenciais dos laboratórios de saúde pública”, avalia.

O laboratório de fronteira de Brasiléia vai ser o próximo a receber o programa. A unidade atende também as demandas de Xapuri, Epitaciolância e Assis Brasil. A responsável técnica pelo laboratório, Andréia Flores de Souza, acredita que o programa vem para facilitar a vida do paciente.

Como funciona

O GAL é um sistema desenvolvido para utilização na web e interliga a rede de laboratórios desde dos requisitantes aos realizadores dos exames. O sistema deve ser utilizado pelo administrador da rede de laboratórios e pelos usuários e laboratórios cadastrados no sistema.
Com a chegada da nova tecnologia, o Lacen vai cadastrar os laboratórios participantes da rede e os usuários (definindo acessos conforme funcionalidades); definir o fluxo de envio de exames entre os laboratórios da rede; enviar os resultados laboratoriais ao Sinan e consultar o andamento dos exames por paciente – tudo on-line. (Agência de Notícias do Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 25 milhões no sábado

Próxima Notícia

Norte lidera mortes por gripe suína

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Geral

Volta à rotina após o Carnaval: profissionais do Acre explicam como retomar treinos e alimentação sem “compensações” radicais

18/02/2026
Carnaval no Acre reúne mais de 64 mil pessoas e registra baixo número de ocorrências nas cinco noites de festa. Foto: cedida
5º destaque

Carnaval no Acre: mais de 20 monitorados são flagrados nas festas e 91 motoristas autuados por embriaguez

18/02/2026
Foto: Reprodução
4º destaque

Desaparecimento de idoso que saiu para comprar refrigerante completa um mês e família mantém buscas no Acre

18/02/2026
O Acre é o estado com maior número de feriados estaduais do país. Foto: Reprodução
Geral

Após Carnaval, veja quando será o próximo feriado no Acre e as próximas folgas do calendário

18/02/2026
Turismo tem crescido no Acre nos últimos anos. Foto: Arquivo Secom
Geral

Acre fica de fora de ranking nacional dos 50 melhores destinos turísticos para viajar em 2026

18/02/2026
Foto: Reprodução/Instagram
4º destaque

Carnaval 2026 no Acre registra mais de 20 pessoas conduzidas à delegacia durante cinco noites de festa

18/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Norte lidera mortes por gripe suína

Policial da Ciatran vítima de acidente não resiste e morre na UTI do Pronto Socorro

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre