Deputado Nílson Mourão visita obras do Ifac

Acompanhado pelo Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Elias Vieira de Oliveira e demais membros do Instituto o deputado federal Nílson Mourão esteve acompanhando de perto o início das obras onde será construído o campus, que oferecerá educação profissional, técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada.

Nílson Mourão foi um importante articulador na aprovação do projeto de lei 7.268/06 do Governo Federal que criou as escolas técnicas federais em quatro estados: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. O projeto foi aprovado na Câmara em 2007 e contemplou os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e uma extensão em Xapuri.

“Procurei vários parlamentares de oposição mostrando a importância das escolas para especializar a mão-de-obra em estados distantes do centro-sul do país, como o Acre. Serão beneficiados milhares de jovens nos próximos anos gratuitamente e com a credibilidade e a qualidade de uma instituição federal. Hoje é com grande felicidade que visito este local e percebo a importância e a dimenssão desse investimento na educação dos nossos jovens”, disse Nílson Mourão.

Além de realizar pesquisas e desenvolver atividades de extensão, será ofertado cerca de 600 vagas que serão distribuídas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. A estrutura contará com quatro blocos, ginásio coberto e dependências administrativas de cada curso.

Neste primeiro processo seletivo, que acontecerá em maio a população contará com Cursos Técnicos na área de Gestão, Manutenção de Computadores, Curso Técnico Superior em Segurança do Trabalho, Logística e Licenciaturas em Física e Matemática.

O reitor Elias Vieira destaca ainda que no próximo ano o processo seletivo se dará pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e que o diferencial do Instituto será a educação continua-da para a inserção e a permanência do jovem dentro da Instituição.

A obra teve início ainda no mês de fevereiro e já foi realizada toda terraplanagem da área, a previsão de entrega da obra é ate o final do ano, o espaço foi projetado para atender 2 mil alunos e trabalham com a perspectiva de expandir para os demais municípios. Os cursos serão ministrados provisoriamente na sede situada na Antônio da Rocha Viana.

Para o diretor-geral do Campus em Rio Branco Carlos Roberto Coelho, uma obra desse porte trará muito mais que desenvolvimento para o Estado. O Ifac promoverá a inclusão so-cial de jovens e adultos, através de ações de formação profissional, qualificando milhares de jovens para o mercado de trabalho. As aulas iniciarão no segundo semestre deste ano. (Assessoria)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation