O vereador Alonso Andrade (PSDB) promete reapresentar, na próxima semana, o projeto que institui o passe mais barato no transporte coletivo urbano da Capital aos domingos. O custo será de R$ 1,00 – prevalecendo à tarifa de R$ 1,90 nos demais dias da semana.
A matéria foi apresentada pela primeira vez em novembro do ano passado, mas acabou rejeita em decorrência de dispositivos contrários a Constituição Federal. A partir das correções feitas, tendo como base parecer jurídico, o parlamentar acredita que será possível levar o projeto ao plenário.
De acordo com Alonso, o projeto visa estimular a visitação aos locais turísticos e históricos de Rio Branco pela população mais carente, que acaba excluída desse tipo de lazer em decorrência de não ter condições financeiras de pagar transporte para toda a família.
“Quando um pai de família tem dois ou mais filhos, ele faz a opção entre levar os filhos para estes locais ou em comprar um quilo de carne, em razão do preço da passagem de ônibus urbano que beira a margem dos dois reais”, justifica.
Alonso acredita que com a redução da passagem de ônibus aos domingos, o município está dando uma grande contribuição social à população. Segundo ele, esse tipo de projeto já foi implantado em grandes centros, como Curitiba (PA), e tem surtido efeito bastante positivo.