DEU NA ISTOÉ DINHEIRO

Esta semana a revista Istoé Dinheiro destacou em sua capa a reportagem e entrevista com o presidente da FORD, Alan Mulally, que conta como a empresa superou a crise mundial de 2008, sem recorrer ao governo americano, e o papel do Brasil no sucesso global da marca.
***
“O Brasil é o terceiro maior mercado de vendas da Ford mundial e também a sede de um dos cinco centros globais de desenvolvimento do produto da empresa”. Ele também elogiou o desempenho da Ford Brasil, destacando o crescimento das vendas no varejo no ano passado, ultrapassando os resultados da indústria.
***
Acompanhando essa tendência, a NOVESA Veículos apresenta resultados excelentes, sendo um dos destaques nacionais de vendas da marca. E o empresário Tião Nemetala, adianta as novidades afirmando que a aposta da FORD para 2010 está em torno do Novo Fiesta, que chega ao mercado brasileiro a partir do segundo semestre.

Curtas
AVANÇO HISTÓRICO
Nesta semana, aqui no Acre, foi consolidado um marco para as comunidades ayahuasqueiras. Discípulos da União do Vegetal e signatários dos Centros de Daime ligados às fontes de Mestre Irineu e Mestre Daniel participaram do seminário que discutiu e propôs políticas públicas aos Governos Municipal, Estadual e Federal, visando o atendimento de necessidades e demandas destas comunidades.
***
Na quinta-feira, 15, houve a emocionante sessão solene de concessão dos títulos de cidadãos acreanos aos Mestres Gabriel, Irineu e Daniel, representados pelas esposas Mestre Pe-quenina, Dona Peregrina e o filho Francisco Oliveira dos Santos (1), respectivamente. A homenagem foi proposta pelo deputado Moisés Diniz, que na ocasião discursou, assim como os dirigentes da UDV e dos Centros daimistas, além de parlamentares, componentes da mesa de honra, representantes da Igreja Católica e da Associação de Pastores Evangélicos.
***
Um dos momentos mais bonitos foi protagonizado pelo Padre Mássimo que falou “temos que levantar bem alto a bandeira da tolerância religiosa”, sendo aplaudido por todo o auditório.
***
Ao final da sessão, a confraternização da deputada federal Perpétua Almeida, uma das grandes defensoras das religiões, com a Mestre Pequenina e Dona Peregrina e sua assessora Fátima Nobre (2); e a conversa cordial entre o presidente da ALEAC, deputado Edvaldo Magalhães, o deputado Luiz Gonzaga, que também é Mestre da UDV, e o Mestre Geral Representante Francisco Herculano (3). As fotos são de Beth Lins e Nostradamus França.

DIA DE ÍNDIO
A música de Jorge Benjor diz que “todo dia era dia de índio”, lembrando que os índios que viviam no Brasil eram donos da terra quando ele foi “descoberto” pelos brancos. Mas em outra estrofe, Benjor lembra que “agora ele só tem o dia 19 de abril”, fazendo uma alusão ao decreto assinado por Getúlio Vargas, em 1943, no qual determinou que o Brasil, a exemplo dos outros paí-ses da América, comemorasse o DIA DO ÍNDIO em 19 de abril. Pois bem, muito há ainda por se fazer mas não se pode negar que o Acre é um bom exemplo quanto ao incentivo da construção de políticas públicas para o etnodesenvolvimento e a valorização das culturas tradicionais da Floresta.
***
A coluna aproveita a data para homenagear e demonstrar seu profundo respeito pelas 15 etnias acreanas em nome de um amigo querido, o líder indígena acreano Joaquim Tashka Yawanawa (4). Em 2009 ele participou da programação da semana dos povos indígenas na ONU, em Nova York, onde palestrou sobre Povos Indígenas, Setores Privados e Biodiversidade e foi recebido no Palácio de Buckingham, em Londres, pelo Príncipe Charles (4), para tratar de questões ligadas ao projeto de conservação de florestas tropicais criado pelo nobre ambientalista, onde sua prioridade é a Amazônia brasileira. Um grande exemplo de representatividade dos povos indígenas acreanos, amazônicos e brasileiros.

TELAS ENERGÉTICAS
Fui visitar a bela exposição “Pigmentos Energéticos – Café”, do artista plástico acreano POTSDAN PASCOAL (5), aberta à visitação pública durante esse mês no Espaço Cultural da Justiça Federal no Acre, sob o patrocínio da Justiça Federal e da Caixa Econômica Federal.  A premiada exposição foi selecionada através de edital pela Fundação Cultural de João Pessoa (PB) para ser exibida no Casarão 34, no ano passado.
***
Na foto, Dandã, como é conhecido por inúmeros amigos acreanos, posa ao lado de sua premiada tela “O Peixe”, que foi selecionada para integrar a Exposição Coletânea Paraibana 2009 – Sonhos, Formas e Cores, ocorrida em João Pessoa, no complexo arquitetônico Estação Cabo Branco, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ele reside há mais de 15 anos na capital paraibana, mas pretende passar uma temporada no Acre apresentando seu trabalho e buscando inspiração para os próximos.
***
A exposição foi patrocinada pela Acre Publicidade, Miragina, Popy Gelo e, claro!, pelo Café Contri. Tudo a ver!

FOCA
Concludente do curso superior de Jornalismo, o bonsaísta e paisagista Nostradamus França (6) já demonstra o amor por sua nova profissão sempre que tem oportunidade, seja através de seus inteligentes e divertidos textos ou fazendo cobertura de eventos importantes, a pedido de amigos jornalistas. Na foto, ele em ação na Sessão Solene de Entrega dos Títulos de Cidadãos Acreanos aos Mestres Irineu Serra, Daniel Mattos e Gabriel Costa, ocorrida na Assembléia Legislativa do Acre, quinta-feira, 15.

 CURTAS

* Quem recebe a visita da projetista da VILA RICA Projetados, Hemilly Cristiele, sempre acompanhada da equipe da empresa, fica encantado com o seu pro-fissionalismo e simpatia. Eles andam munidos de notebook e portfólio, para facilitarem a vida dos clientes leigos e indecisos. O melhor é que o projeto fica pronto em dois dias e o prazo de execução é exíguo. Coisa rara nos dias de hoje!      

* Já recuperada do susto que deu nos amigos na semana passada, a nossa Especialista em DTM e DOR OROFACIAL, Dra. Adriana Pacheco, já recuperada de um infarto, está de volta à ativa em seu consultório a partir de segunda-feira 19.

* Maneirando no ritmo do trabalho, ela conta atualmente com a parceria da competente odontopediatra VALÉRIA MARTINELLO em sua equipe e já agendam consultas nestas especialidades pelo telefone 3223- 2489. Nossos votos de muita saúde e total recuperação!

* O gaudério Ruy Duarte, acompanhado de sua bela esposa Cris e de um grupo de amigos e familiares, prestigiou o jantar das sextas-feiras do Centro de Tradições Gaúchas, onde foi recebido pelo ‘Patrão’ Juarez Lauther e pela simpática gau-chada da diretoria da casa.

* Pelo número de pessoas que foram ao local para se confraternizarem e saborearem os delicio-sos pratos feitos pela equipe da Churrascaria Paraná, já dá pra ter uma noção do sucesso que será a II BierfestCTG, marcada para acontecer no final de maio.

* O sempre diversificado e delicioso almoço da PIZZA DA MAMA já é uma das opções prediletas dos executivos, principalmente dos que trabalham no Centro da cidade. A dica da coluna para esta segunda-feira, 19, é para o canelone de queijo e presunto com molho vermelho e para a maminha ao forno com ervas finas, arroz branco, feijão, farofa colorida e chuchu aromático.

* E por falar em gastronomia, indico a deliciosa esfiha de carne da PIZZA DA MAMA feita pelo pizzaiolo CELINHO, que é imbatível. O tempero é único e especial.

* Buscando a melhoria contínua de seus produtos, a Escola WIZARD está fazendo uma Pesquisa de Satisfação para saber o que os seus clientes acham da qualidade de ensino e do atendimento da escola, objetivando utilizar as sugestões no aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela casa. Uma ferramenta útil, porém pouco utilizada ainda pelos estabelecimentos escolares.

* Hoje, 18 de abril, é o dia nacional da literatura infantil. Ótima data para presentear os filhos com livros, para estimular o hábito da leitura e levá-los nos espaços públicos, como a Biblioteca Estadual, que oferecem inúmeras obras para a comunidade. 

* No dia 20 de abril, o repórter fotográfico ODAIR LEAL estará apresentando uma exposição no Palácio da Justiça, sobre o tema Povos da Amazônia, que retrata a realidade dos índios da tribo Yawanawa e dos Trabalhadores Sem Terras na Amazônia. No dia 28, a exposição segue para o Ministério Público Estadual.

* Bom dia, domingo. Até quinta-feira!

Assuntos desta notícia

Join the Conversation