O governador Binho Marques declarou abertos os 12º Jogos Escolares e Paraolímpicos 2010 nesta segunda-feira, 12, no Ginásio Álvaro Dantas, com a presença de autoridades como o prefeito em exercício de Rio Branco, o vereadcor Juraci Nogueira, a deputada federal Perpétua Almeida, a secretária de Estado da Educação, Maria Corrêa, o deputado estadual Ney Amorim e o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Cassiano Marques.
“É o maior evento esportivo do Acre”, disse o governador, lembrando que estão sendo investidos cerca de R$ 1,5 milhões nos Jogos Escolares deste ano. A cerimônia foi marcada pela emoção com a entoação do Hino Acreano e a apresentação de uma peça baseada na música “Ciranda da Rosa Vermelha” por estudantes do Instituto de Ensino Especial Dom Bosco, que assim como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais leva atletas para as disputas paraolímpicas.
“Graças à política do Estado temos condições de ver eventos como este acontecendo”, disse o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Cassiano Marques.
A Tocha Olímpica foi conduzida pelos atletas Kelington Silva e Maikon Moreira, do Dom Bosco. Binho recebeu a Tocha das mãos de Kelington e a repasou às autoridades, até que fosse acesa a Pira Olímpica, marcando o início das competições. Incentivar o esporte como ação educativa é a proposta do Governo do Estado para transformar o Acre em um lugar melhor para os jovens. Há doze anos, quando os Jogos Escolares foram retomados, as escolas públicas não ofereciam ambiente adequado para a prática esportiva. Promovido pelo Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Esportes Turismo e Lazer e Prefeituras Municipais, os Jogos Escolares do Acre têm por finalidade promover a ampla mobilização e integração da juventude, tendo em vista aumentar a participação em atividades esportivas em todo o Estado.
São esperados cerca de 25 mil estudantes participando dos Jogos em todos os 22 municípios. De acordo com Maria D´ávila, do IDB, pelo menos seis atletas paraolímpicos estão prontos para a competição. Eles devem participar em atletismo, natação, bocha e arremesso de dardo. A atleta Isabele Oliveira fez o Juramento do Atleta. Ela é campeã em voleibol pelo Colégio Armando Nogueira nos jogos de 2009.
Para a secretária de Estado da Educação, Maria Corrêa, os Jogos Escolares são importantes no rendimento escolar. De seu lado, o deputado estadual Ney Amorim, que já participou dos Jogos, desejou boas disputas para todos. “Já estive nestes jogos e desejo que todos possam participar com alegria e felicidade”, afirmou ele. “Tenho certeza de aqui estão os melhores”, resumiu a deputada Perpétua Almeida. Na capital, os jogos serão realizados a partir desta terça-feira,13, até o próximo dia 20 de abril.
O evento é sempre marcado pela integração entre estudantes de Rio Branco e dos municípios do interior. As escolas classificadas na etapa municipal participam da seletiva que acontece em duas regionais, sendo que uma é em Rio Branco e a outra em Cruzeiro do Sul. Em seguida, os vencedores disputam a fase estadual, e os ganhadores seguem para a nacional.
Velas de 12 anos sobre um bolo confeitada foram sopradas por atletas olímpicos e paraolímpicos, como Alfonsinho Nemetala, cadeirante de 18 anos que conseguiu classificação para a fase nacional do campeonato de bocha. “Minha esperança é trazer medalha”, disse o jovem que estuda no Instituto Dom Bosco.
Paraolímpicos fazendo bonito no Acre e nas competições nacionais
Em 2008, foram incluídos nos Jogos Escolares os jogos paraolímpicos, que naquele mesmo ano conseguiu chegar à fase nacional da competição trazendo sete medalhas de prata e bronze. Já em 2009, os paraolímpicos triplicaram o número de medalhas ganhas, levando o Acre a ficar entre os 8 primeiros estados dos 26 que participaram do evento.
De acordo com Maria D´ávila, do IDB, pelo menos seis atletas paraolímpicos estão prontos para a competição. Eles devem participar em atletismo, natação, bocha e arremesso de dardo.
Alfonsinho Nemetala é cadeirante de 18 anos e conseguiu classificação para a fase nacional do campeonato de bocha. “Minha esperança é trazer medalha”, disse o jovem que estuda no Instituto Dom Bosco.
Enfermeiras mantêm plantão nas quadras
O atendimento em saúde é realizado em tempo integral para os participantes dos Jogos Escolares em Rio Branco. Equipes compostas de duas enfermeiras que prestam apoio ao Programa Saúde na Escola permanecem nos ginásios Álvaro Dantas, Sesi e Diogo Feijó realizando serviços contra, principalmente, as contusões. A jovem Tharita, por exemplo, estudante do Projeto Poronga na Escola João Maria, localizada no bairro do Taquari, acabara de jogar no Ginásio Álvaro Dantas e sentiu dores na coxa direita. Recorreu então às enfermeiras e recebeu aplicação de uma pomada contra dor e massagem com gelo.
“Se ocorrer algo mais grave e for necessário uma remoção, a gente leva o estudante para a Unidade de Pronto Atendimento ou chama o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, informou Ivone Nogueira, que trabalha junto com Sue-len Silva. “Anteontem (2ª-feira) uma menina se cortou durante um jogo e foi levada para a UPA do Segundo Distrito, e depois para casa”, completou Suelen.
Credibilidade na comunidade escolar é a principal marca dos Jogos
Cerca de 25 mil estudantes estarão participando dos Jogos em todos os 22 municípios, segundo estimativas da Setul. A atleta Isabele Oliveira fez o Juramento do Atleta. Ela é campeã em voleibol pelo Colégio Armando Nogueira nos jogos de 2009. Quando começou, em 1999, os JE reuniram apenas 5.000 alunos. “A grande marca desses 12 anos é a credibilidade dos jogos perante as escolas”, avaliou Shirley Torres, que desde 1999 organiza a competição.
Em futsal, devido ao grande número de participantes, foi necessário criar um zoneamento em Rio Branco: 200 escolas passaram por um processo denominado “peneirada” para definir quem participaria da fase municipal.
Na Capital, os jogos já começaram ontem, 13, e serão realizados até o próximo dia 20 de abril. O evento é sempre marcado pela integração entre estudantes de Rio Branco e dos municípios do interior. As escolas classificadas na etapa municipal participam da seletiva que acontece em duas re-gionais, sendo que uma é em Rio Branco e a outra em Cruzeiro do Sul. Em seguida, os vencedores disputam a fase estadual, e os ganhadores seguem para a nacional. (Agência de Notícias do Acre)