Defesa Civil começa Plano de Prevenção a Queimadas a partir da próxima semana

Estiagem chegando e está aberta mais uma ‘temporada’ de queimadas ilegais. Para evitar que isso aconteça, a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cedec/AC) começará, a partir da próxima semana, a traçar estratégias para o Plano de Prevenção a Queimadas. Trata-se de uma ferramenta que baseará todas as ações de sensibilização e combate a esta prática ilícita, a fim de reduzir o número de ocorrências neste ‘verão’.fogo1
De acordo com o secretário executivo da Cedec/AC, coronel José Ivo, o plano terá abrangência em várias áreas de atuação da sociedade, em especial, com as comunidades agrícolas. As táticas serão baseadas no contato com as Defesas Civis de cada município, assim como entidades de preservação ambiental e órgãos de fiscalização (Imac e Ibama).

“Planejamos realizar, ini-cialmente, cursos de prevenção contra as queimadas, campanhas de alerta para toda a sociedade, definições sobre as atuações do Corpo de Bombeiros, reuniões com os trabalhadores agrícolas, palestras, aulas e outros eventos nas escolas estaduais. Tudo isso faz parte deste plano para diminuir ainda mais os índices de desmatamento acreanos”, afirmou José Ivo.   

No ano passado, as chamadas nas zonas urbanas e rurais junto ao Ciosp giravam em torno de 35 a 50 por dia. Antes, tal número chegava a ser acima de 200 por dia. A meta agora do plano é abaixar estes registros para um valor que ainda será apresentado na próxima semana (provavelmente abaixo de 30 ocorrências diárias).

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation