29 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

29 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Polícia suspeita de um grande plantio de maconha também na Capital

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/04/2010 - 15:20
Manda no zap!CompartilharTuitar

Um mapeamento minucioso, realizado pela Divisão de Repressão ao Entorpecente (DRE) da Polícia Civil, vai possibilitar a identificação e o monitoramento dos pontos de vendas de droga na Capital. O trabalho está sendo coordenado pelo delegado Adriano Carrasco, titular da especializada, com o apoio do delegado adjunto, Mardilson Vitorino, e de uma equipe de oito agentes.Droga
De acordo com Carrasco, as cidades do interior do Estado, principalmente as localizadas nas regiões de fronteira – como Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul – são utilizadas apenas como corredores, mas é na Capital onde se localizam os laboratórios e pontos de comercialização.
Existem informações, inclusive, da existência de plantios de maconha – nas mesmas proporções do descoberto recentemente na Reserva Extrativista Chico Mendes – dentro da região metropolitana de Rio Branco. O que demonstra o tamanho da ousadia de quem lida com essa prática ilegal.

Devido à sua localização geográfica e a frágil fiscalização da faixa de fronteira, o Acre é encarado como uma porta de entrada fácil. Alia-se a isso a situação de pobreza de muitas famílias que vivem em cidades fronteiriças. Por dinheiro ou para manter o próprio vício, muitas pessoas aceitam cruzar a fronteira com pequenas quantidades de drogas. É o chamado (tráfico formiga).

Apesar de contar com o suporte dos serviços de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar, é graças às informações repassadas pela população que as grandes apreensões acontecem. “Recebemos uma média de trinta denúncias por dia”, informa o delegado, destacando a importância da parceria das polícias e da sociedade.

Para Carrasco, o combate ao tráfico de drogas é essencial para a redução da criminalidade. “Homicídio, roubo, furto, geralmente esses crimes estão relacionados ao tráfico de drogas. Existem ainda aquelas situações, onde a família vende a droga para manter a sobrevivência e todos acabam presos por isso”, observa.

Pasta-base de cocaína lidera apreensões
A pasta-base de cocaína – que tem como matéria o oxidado vindo da Bolívia e do Peru – lidera o ranking das apreensões realizadas pela Divisão de Repressão ao Entorpecente. Em segundo lugar, aparece a maconha e por último a cocaína pura.

A maior apreensão realizada pela DRE ocorreu no mês passado, quando foi localizado um plantio de maconha dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri. No local, foram encontrados 150 quilos de maconha prontas para consumo e 46k de sementes. Cerca de mil mudas foram incineradas. “Foi a maior apreensão realizada no Estado”, ressalta.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Reserva Chico Mendes será monitorada
A descoberta do plantio de maconha dentro da área de reserva deixou a polícia em alerta. Adriano Carrasco disse que o local passará a ser monitorado com mais rigor a partir de agora e para isso vai buscar o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Nós estamos entrando em contato com o Ibama para montar uma estratégia de monitoramento do local. É uma área de extensão, o que acaba facilitando a ação criminosa, por isso precisa ser olhada com mais atenção”, disse.

Carrasco falou ainda do lucro fácil que vem do tráfico. No caso do plantio de maconha de Xapuri, a polícia obteve a informação de que o investimento inicial foi de apenas R$ 500,00 e que a previsão era de um lucro de R$ 400 mil em apenas um ano.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Projeto sobre troca de lixo reciclável por desconto na conta de luz recebe apoio

Próxima Notícia

Adriano está fora do clássico ante Vasco

Mais Notícias

O ponto de partida do circuito será a Praça da Revolução, especificamente na estátua de Plácido de Castro.
Geral

Acreane-se: Circuito Histórico com guias credenciados promove mergulho nas origens de Rio Branco; confira

29/01/2026
Foto: Reprodução
2º destaque

Família mantém buscas por idoso desaparecido mesmo após suspensão das ações do Corpo de Bombeiros

29/01/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Ação, thriller e suspense marcam as estreias desta quinta-feira no cinema de Rio Branco

29/01/2026
A banda é formada por acreanos e rondonienses. Foto: Reprodução
4º destaque

Banda acreana Dkukas disputa vaga para tocar no Lollapalooza 2026; saiba como votar

29/01/2026
Foto: Pedro Devani/Secom
6º destaque

Tráfego da Avenida Getúlio Vargas deve ser liberado até março em Rio Branco

29/01/2026
Senac-cursos-2
3º destaque

Senac Acre abre 60 vagas para cursos gratuitos em Rio Branco; veja como se inscrever

29/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Adriano está fora do clássico ante Vasco

Vice do Andirá envolvido em denúncia de racismo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre