Pular para o conteúdo

Prefeitura capacita servidores sobre o novo cadastro único dos programas sociais

Curso destina-se aos funcionários lotados no Centro de Atendimento dos Programas Sociais

A secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) iniciou na segunda-feira, 12, capacitação para 20 servidores municipais lotados no Centro de Atendimento dos Programas Sociais (Caps). O objetivo da capacitação é apresentar a nova versão 7.0 do Cadastro Único dos Programas Sociais, compreender o que é o CadÚnico, conhecer o novo formulário e aplicar o teste inicial. A nova ferramenta facilitará o preenchimento do formulário durante as entrevistas.
A capacitação está acontecendo na sede da Semcas e tem carga horária de 30 horas. O curso conta com a parceria do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado para a Segurança Social (Sedss) e do ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

A capacitação está sendo ministrado pela coordenadora do Caps, Kelly Cristina e pela psicóloga da Sedss, Bernadete de Lourdes. Ambas participaram de treinamento em Brasília oferecido pelo MDS.

O novo formulário foi elaborado com a proposta de conferir mais exatidão aos dados das famílias cadastradas no CadÚnico, melhorando, dessa forma, a capacidade de identificar segmentos mais vulneráveis. O formulário proporcionará maior facilidade na inclusão e seleção das famílias em situação de vulnerabilidade social. É por meio do cadastro que as famílias são selecionadas para acessarem os programas sociais executados pelas três esferas de Governo. (PMRB)