8 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

8 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre abre as portas para receber turistas europeus

paula por paula
11/05/2010 - 17:36
Manda no zap!CompartilharTuitar

Convite da Suframa e da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur Amazônia) a todos os estados da região Norte permitiu ao Acre a possibilidade de, por meio de parceria público-privada, apresentar aos europeus os produtos artesanais e de interesse turístico durante a Mostra Internacional de Artesanato, feira de negócios realizada entre 24 de abril a 2 de maio em Florença na Itália que envolveu 850 expositores de 50 países. O artesanato de origem florestal e rotas turísticas que valorizam experiências sócio-vivenciais foram os grandes trunfos da equipe acreana formada por empresários da cadeia turística, representantes de entidades representativas do setor de artesanato e pelo secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, e que causaram grande interesse de compradores e operadores de turismo europeus.

acre_recebe_1

As peças artesanais apresentadas no evento compõem o Catálogo do Artesanato Acreano 2010 elaborado em parceria entre Governo do Estado, Sebrae e coordenadoria de Economia Solidária. Todas foram negociadas durante a feira e os dois representantes do segmento trouxeram na bagagem um grande leque de negócios futuros. O presidente da Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Coesa) e o artesão da área de marchetaria, Maqueson Pereira, participaram da feira durante a qual foi apresentada ainda a “bola ecológica” confeccionada em látex nativo colhido na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Do velho ao novo mundo – Valor agregado de produtos e serviços ao desenvolvimento sustentável foi o que mais chamou atenção dos empresários europeus que veem no Acre a porta de entrada para um novo e original mundo de destinos turísticos. Roteiros naturais que exprimem a cultura do povo, que viabilizam o contato próximo com as experiências cotidianas dos moradores de comunidades que vivem na floresta, despertaram tanto o interesse das operadoras de turismo que, de junho a outubro, missões empresariais virão ao Acre para conhecer de perto e experimentar o principal produto vendido pela equipe acreana na feira de Florença: o turismo sócio-vivencial.

Neste conceito estão incluídos os roteiros do Etno-turismo que abrangem aldeias e terras indígenas; as rotas Amazônia-Andes-Pacífico, Caminho de Chico Mendes e da Revolução Acreana e sobrevoos em áreas onde estão localizados os geoglifos. A conexão do Acre com o mercado internacional como o Peru e a Bolívia enriquecem as propostas desse novo destino na América do Sul. Para o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Cassiano Marques, resultados concretos podem ser verificados em curto prazo. “O Governo do Estado irá apoiar a vinda dessas missões empresariais e a partir de 2011, o Acre deverá constar na cadeia de distribuição do portfólio de produtos de operadoras europeias”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O coordenador regional da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Acre (Abeta) e diretor da Maanaim Amazônia, João Bosco Nunes, reconhece a importância da participação do Acre na feira pois, segundo ele, nenhum estado da Região Norte teve a oportunidade de ficar frente a frente com 12 das maiores operadoras de turismo da Europa, continente responsável pelo maior número de emissão de bilhetes para a América do Sul. “Nossos produtos são desconhecidos e hoje são os que mais interessam os europeus, que estão cansados dos mesmos destinos e do que eles chamam de turismo de cenário”, diz.

Protocolos facilitam transações comerciais entre estados da Amazônia e Itália

O primeiro passo para criar vínculos comerciais no setor de turismo é formular protocolos para fortalecer as parcerias com outros países. Em dezembro de 2009 um carta de intenções foi assinada para formalizar documento que está quase concluído e deverá resultar em acordo de cooperação entre os estados da Amazônia e a Itália que abrirão definitivamente as portas para a oportunidade de receber uma demanda reprimida de 3 milhões de turistas europeus e asiáticos que têm interesse em conhecer a região amazônica. Somente Acre e Amazonas participaram da feira de artesanato na Itália. Tanto o secretário Cassiano Marques quanto empresários acreanos participaram de rodada de negócios com empresários italianos do setor. 

O presidente da Adetur Amazônia e empresário, José Morais, enfatiza que o Acre apresentou durante a feira na Itália, uma cara profissional, qualificada que atraiu o interesse de muitos investidores no turismo desta região. Todo o material de divulgação (revista, folders, vídeo, banners) foi elaborado incluindo também o idioma italiano. “Eles se sentiram prestigiados. Precisamos nos preparar, nos capacitar, nos qualificar para atender esta demanda. Os europeus são os que mais gastam com turismo, mas exigem qualidade nos serviços. Podemos atingir este patamar dando atenção à toda cadeia turística, desde o taxista até o atendimento em hotéis e restaurantes”.

“As empresas que não se adequarem a este novo momento ficarão de fora desse mercado”, reiteira o secretário Cassiano Marques lembrando que há quatro anos a equipe não teria feito esta viagem. Ele explica que hoje o estado está melhor preparado para atender este nicho específico de mercado que busca o etnoturismo e o ecoturismo que proporcione experiências vivenciais com as comunidades que residem na região. (Agência Acre)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Aneel divulga locais de prova para 186 vagas; exame será domingo

Próxima Notícia

O Progresso como bússola do Homem

Mais Notícias

Zezé Di Camargo, Matheus e Kauan e Jorge e Mateus estão entre as atrações nacionais da Expoacre 2025
5º destaque

Zezé Di Camargo, Matheus e Kauan e Jorge e Mateus estão entre as atrações nacionais da Expoacre 2025

08/07/2025
Incêndio destrói caminhonete comprada horas antes em Rio Branco
3º destaque

Incêndio destrói caminhonete comprada horas antes em Rio Branco

08/07/2025
Feijó exige entrega de documentos para inclusão de servidores na folha de pagamento
1º destaque

Massa de ar quente e seco predomina e impede chuvas no Acre nesta terça-feira, aponta Censipam

08/07/2025
Número de pedidos pelo seguro-desemprego cresce 10,5% no Acre
6º destaque

Sine oferta 60 vagas nesta terça-feira; veja quais

08/07/2025
Evento da Ufac debate jornalismo e questões étnico-raciais em encontros abertos ao público
Geral

Evento da Ufac debate jornalismo e questões étnico-raciais em encontros abertos ao público

07/07/2025
Cine araújo está com 14 filmes em cartaz em Rio Branco; confira programação
Destaques Cotidiano

Cine Araújo promove Festival de Férias com ingressos a R$ 13 e grandes estreias em julho no Via Verde Shopping

07/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

O Progresso como bússola do Homem

Senadores dizem que Ministério da Saúde é omisso em relação ao crack

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre