Fieac e Sebrae realizam Seminário de Inovação Madeira e Móveis

Integrar dois setores interdependentes parece redundante. No entanto, no Acre a realidade é um pouco diferente. Os segmentos de madeira e móveis, em vez de caminhar de mãos dadas, disputam espaço no mercado como se fossem concorrentes diretos – e não fornecedor-consumidor -, como define o empresário George Dobré, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis).

A fim de conscientizar e sensibilizar os empresários locais para a importância da união de ambas as categorias, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizarão o 1º Seminário de Inovação Madeira e Móveis. O evento acontece na próxima segunda-feira, 31, a partir das 15h, no auditório da Fieac, localizada na Avenida Ceará.

O objetivo do evento é incentivar a articulação das indústrias madeireira e moveleira, para trabalharem de maneira unida e, assim, fortalecer a cadeia de suprimentos da indústria acreana. Além disso, pretende também ampliar conhecimentos e estreitar a relação entre as instituições de fomento e pesquisa, entidades públicas, federação e sindicatos.

“Juntos, podemos nos mobilizar e buscar alternativas melhores. O setor madeireiro não é bem visto pela sociedade, já o moveleiro não tem essa má fama, não carrega nas costas o peso da extração de madeira. Este evento vai ser fantástico para mostrar para a sociedade que o sucesso dos moveleiros depende do setor madeireiro”, comemora a empresária Adelaide de Fátima, presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Estado do Acre (Sindusmad).

Dobré também se mostra entusiasmado com a oportunidade de conhecer de perto as trajetórias de sucesso de outros estados, que servirão de motivação para que os empresários presentes se articulem e se unam para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças.

Programação – O credenciamento começa às 15h e a abertura do Seminário está marcada para 16h. Às 17h, tem início a primeira palestra, sobre o tema Reflorestamento, com o empresário Aparecido Donadoni (Empresa Agroflorestal Donadoni), que abordará o cenário da ocupação do solo nos estados brasileiros; política florestal; silvicultura; espécies nativas; espécies exóticas, entre outros.

Após o intervalo, começa a segunda palestra da noite, sobre Inovação e Tecnologia no Setor de Móveis, ministrada pelo presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), Ivo Cansan. (Ascom Fieac)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation