2 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mesa Diretora da Aleac pede reforço nas investigações de vereador assassinado

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/05/2010 - 04:30
Manda no zap!CompartilharTuitar

O assassinato do vereador Fernando José da Costa (PP), o Pinté, em Acrelândia, deixou a classe política acreana em alerta. Ontem, o presidente em exercício da Aleac, deputado Hélder Paiva (PR), o líder do governo, deputado Moisés Diniz (PCdoB), e o secretário da mesa, deputado Thaumaturgo Lima (PT), se reuniram com a secretária de Segurança, Márcia Regina. Eles pediram detalhes sobre as providências que estão sendo tomadas para esclarecer o crime.
PF-0405
Segundo Moisés Diniz, Márcia Regina prometeu reforçar a segurança policial em Acrelândia. “Como existe um clima de tensão depois da morte do presidente da Câmara é necessário uma atenção maior em relação ao município”, disse ele. Outro ponto destacado por Diniz é o fato de se tratar de um crime contra um parlamentar. “Nós da Aleac nos colocamos à disposição para ajudarmos no que for preciso para esclarecer o assassinato o mais rápido possível. Afinal, é um colega parlamentar. Também pedimos o máximo empenho da polícia nas investigações”, afirmou.

O líder do governo explicou que o diretor-geral da Polícia Civil, Emylson Farias, já determinou que dois delegados cuidem do caso. “A secretária nos informou que várias testemunhas já foram ouvidas. Ela mesma está se dirigindo para Acrelândia para acompanhar de perto as investigações. Nós temos que dar um crédito de confiança à nossa polícia. Ainda não dá para saber se o motivo do assassinato foi político ou passional”, salientou.

Gladson quer a PF no caso
O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), uma das lideranças do partido do vereador assassinado, comentou o fato. “Estive com o vereador Pinté na sexta-feira, em Rio Branco. Ele realmente teve desentendimentos com o ex-prefeito Vilseu Ferreira (PP) na época em que foi cassado. Mas há mais de 60 dias que o PP de Acrelândia estava em paz e unido. O problema já estava superado. Mas vou enviar um ofício para o diretor-geral da Polícia Federal, em Brasília, pedindo ajuda nas investigações do assassinato. É uma situação lamentável porque deixa todo mundo na dúvida”, argumentou.            

Oposição também pede entrada da PF no caso de vereador
DULCINÉIA AZEVEDO

Uma comissão de parlamentares, formada pelo deputado federal Sérgio Petecão (PMN) e os deputados esta-duais N. Lima (DEM), Josemir Anute (PSL), Mazinho Serafim e Donald Fernandes (PSDB) formalizou ontem um pedido para a entrada da Polícia Federal na investigação do assassinato do presidente da Câmara de Vereadores de Acrelândia.

Apesar de receber e ouvir o grupo, o superintendente da Polícia Federal no Acre, delegado José Carlos Calazane, descartou a entrada da PF no caso. Segundo ele, isso só é possível mediante pedido expresso do Ministério da Justiça. “A competência nesse caso é da Polícia Civil. O máximo que podemos fazer é atuar como colaboradores”, informou.

O deputado federal Sérgio Petecão se comprometeu em formalizar o pedido também ao Ministério da Justiça. “Não tenho dúvida de que se trata de um crime político. Além desse caso nós relatamos vários outros que necessitam ser melhor investigados”, disse.

Entre os casos listados pelo parlamentar estão os de Donald Fernandes e Josemir Anute. Os dois parlamentares reclamam que apesar de terem comunicado à Polícia Civil acontecimentos estranhos que passaram a acontecer envolvendo as suas pessoas nenhuma providência foi tomada.

“Por quatro vezes fui alvo de atentados. Num deles fizeram minha esposa e filhos de reféns, noutra chegaram a disparar contra a minha casa. Comuniquei o fato a própria secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, mas nada foi feito”, reclama.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Donald Fernandes também afirma que pediu a ajuda da polícia, mas que não foi atendido, com medo do que pudesse lhe acontecer mudou de endereço. “As ameaças começaram a surgir depois que comecei a atuar na CPI da Pedofilia. Comuniquei o fato a presidência da Aleac, porém, nenhuma providência foi adotada”, conclui.

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Eleição histórica define lista tríplice na Defensoria Pública

Próxima Notícia

Binho e Danielle Mitterrand assinam acordos de cooperação

Mais Notícias

MP entra com ação exigindo medidas urgentes para combater queimadas no Acre
5º destaque

Acre registra queda de quase 80% nas queimadas em junho, mas alerta segue para os próximos meses

02/07/2025
Frente fria muda o tempo no Acre com previsão de chuvas intensas neste domingo
1º destaque

Cidades do Acre registram as menores temperaturas da Amazônia nesta quarta

02/07/2025
Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida
Destaques Cotidiano

Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida

02/07/2025
Samaúma Yoga Shala encerra atividades após três anos de atuação em Rio Branco
Geral

Samaúma Yoga Shala encerra atividades após três anos de atuação em Rio Branco

02/07/2025
Enfermeira de 32 anos morre com sinais de agressão em UPA de Rio Branco; namorado é preso
2º destaque

Polícia investiga morte de enfermeira como possível feminicídio e confirma denúncia anterior contra suspeito

02/07/2025
Lista dos aprovados no concurso da Sesacre é publicada em edição extra do DOE
Geral

No Acre, trabalhadores da Saúde pública anunciam greve geral para início de agosto

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Binho e Danielle Mitterrand assinam acordos de cooperação

Barral y Barral deixará de funcionar 24h e nos finais de semana

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre