Por meio da Operação Cidade 2010, em execução há duas semanas, as equipes da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) estão trabalhando com força total para atender até o final do ano, todas as demandas apresentadas pela comunidade através do Programa de Gestão Participativa (PGP).
O diretor-presidente da Emurb, Gildo César, disse que cumprir esta meta é a prioridade definida pela Prefeitura de Rio Branco. “A determinação do prefeito Raimundo Angelim é de que este ano nós iremos cumprir todo o passivo de obras que foram pactuadas com o movimento comunitário e ainda executar aquilo que foi planejado para o PGP 2010”, assegurou.
Segundo ele, estão sendo investidos mais de R$ 9 milhões garantidos no orçamento do município nestas ações que contemplam serviços de manutenção das vias estruturantes, recapeamento de malha viária, tapa buracos, drenagem de águas das chuvas, terraplanagem, piçarramento e asfaltamento de ruas.
Em praticamente todos os bairros de Rio Branco haverão intervenções, contemplando as sete regionais da cidade. Além das ações do PGP, a Emurb dá continuidade aos programas de manutenção das vias estruturantes e de combate a vazamentos, executado em parceria com o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), entre outras demandas emergenciais.
“Nosso pessoal está no trecho em ritmo acelerado com condições de trabalho adequadas que lhe garantam eficiência no resultado. Nós praticamente dobramos a quantidade de homens trabalhando, fizemos e estamos fazendo continuamente todos os investimentos necessários em máquinas, equipamentos e estrutura da Emurb, para torná-la uma empresa cada vez mais funcional e eficiente no cumprimento de suas atividades”, enfatizou Gildo César.
Entendendo o PGP: Ferramenta utilizada pela Prefeitura de Rio Branco desde o início da gestão do prefeito Raimundo Angelim, em 2005, tem como objetivo discutir junto com a comunidade onde e como serão investidos os recursos disponíveis no orçamento do município. Participam das reuniões de planejamento do PGP os conselheiros das regionais, que representam os moradores dos bairros que compõem a respectiva regional. É neste momento, que os problemas do bairro, que competem à Prefeitura resolver, são apresentados e elencados por ordem de prioridade definida em acordo com os conselheiros.
A partir daí, obedecendo criteriosamente as possibilidades de investimentos com recursos do município que a prefeitura trabalha, executando melhorias nas condições de vida em todos os bairros de Rio Branco. (Ascom PMRB)