Referendo sobre o fuso horário será no segundo turno

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) aprovaram nesta sexta-feira, 21, a resolução n° 1386/2010 que fixa a data e estabelece instruções para a realização do referendo sobre o atual fuso horário do Acre. Os eleitores acreanos irão responder à seguinte
pergunta: Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu Estado? Se for favorável, o eleitor votará no número 55, que corresponde ao Sim. Caso seja contrário, votará no número 77, referente ao Não.

arquilau_1

O pleno do TRE-AC entendeu que a consulta sobre a mudança de horário no Estado deverá ser realizada no dia 31 de outubro, data em que possivelmente acontecerá a votação para o segundo turno das eleições. No total serão investidos cerca de R$ 1 milhão para a realização
da consulta.

Em cada sessão eleitoral haverá duas urnas, uma para que eleitor vote nos candidatos que concorrem as eleições e outra para que o eleitor opte se é favorável ou não a mudança de horário que ocorreu no Acre.

“No primeiro turno, os eleitores terão que votar seis vezes. Em 2002, quando tivemos eleições semelhantes, foi constatado um atraso significativo. Caso o referendo fosse realizado juntamente com o primeiro turno, certamente teríamos um maior atraso, o que comprometeria a
divulgação do resultado das eleições. Por isso, optamos pela data de 31 de outubro, quando poderemos ter o segundo turno”, explicou o presidente do TRE, Arquilau de Castro Melo.

De acordo com a resolução, poderão votar no referendo os eleitores regularmente inscritos até o dia 5 de maio de 2010. Também está garantida a formação pela sociedade civil comissões organizadas em torno da matéria em questão para representar asa duas correntes de opinião, contrária ou favorável à alteração.

Para esclarecer os eleitores, o TRE vai realizar audiências públicas e divulgar nos veículos de comunicação. (Agazeta.net)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation