X

Sebrae e Governo do Acre realizam Projeto Comprador 2010

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, em parceria com o Sebrae-AC, Prefeitura de Rio Branco, com apoio da UOL e do Banco do Brasil, realizarão nesta quarta e quinta-feira, dias 19 a 20 deste mês, a partir das 20 horas, no setor vip da Arena da Floresta, em Rio Branco, o Projeto Comprador edição 2010.

O Projeto Comprador é a oportunidade que os artesãos acreanos têm de negociar com empresários de várias regiões do país a comercialização direta de seus produtos. A ini-ciativa é um dos resultados do Programa de Artesanato Acreano, que busca qualificar o artesanato produzido no Acre, abrindo portas para o mercado fora do Acre, e incluindo novas oportunidades e melhorando a qualidade de vida dos artesãos.

Com este trabalho, o artesanato acreano está conquistando espaço nas prateleiras das lojas de todo o Brasil. Só para se ter uma idéia, em 2006, na primeira edição do Projeto Comprador, foram comercializadas 2474 peças para grandes empresas como a Cores do Brasil e Tok&Stok. Na segunda edição (2007), foram comercializadas 6094 peças, com aumento de 146%. Em 2010 os artesãos acreanos irão apresentar 300 novos produtos que serão apresentados a 30 empresas dos grandes centros de consumo do país. A meta é comercializar durante o evento R$ 300 mil, e negociar vendas futuras de R$ 100 mil.

É importante ressaltar que para efetivar esse elo partindo do artesão, para o comprador, foi necessário realizar uma série de intervenções continuadas de diagnóstico, consultorias e capacitações. Os artesãos participaram de oficinas e consultorias nas áreas de gestão, identidade regional, design de produtos, promoção e comercialização. Tudo isso como forma de buscar cada vez mais qualidade, atendendo as exigências do mercado externo. O Acre é o único Estado na região Norte que possui uma metodologia própria de capacitação nesse setor.

Além de promover o encontro entre artesãos e empresários, a Setul, Sebrae e Prefeitura de Rio Branco também estão buscando formas de divulgar o artesanato acreano para o resto do país. Para isso, durante o Projeto Comprador será lançado também o Terceiro Catálogo de Produtos Artesanais do Acre e um kit de marketing para dar suporte durante e após o evento. Foi criado também o site www.artesanatoacreano.com.br, que permite uma promoção contínua do trabalho realizado pelos artesãos do Estado. (Agência Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: