Ariane Cadaxo participa de encontro de vereadoras na Bolívia

Evento reúne parlamentares e mulheres que são lideranças comunitárias no Acre Peru e Bolívia

arianebb

Encontro é importante para os três países

A vereadora de Rio Branco, Ariane Cadaxo (PC do B), embarcou ontem para a Bolívia, onde participa do IV Encontro Trinacional de Mulheres Concejalas, Regidoras e Vereadoras da Região de Madre de Dios, Acre e Pando (MAP).

A reunião conta com a participação do governador e prefeita eleitos este ano em Pando, além de representantes de organizações como a WWF e CARE. O grupo busca uma maior integração dos três países em relação á políticas públicas e definição de estratégias de apoio à mulher, à criança ao meio ambiente e demais setores da sociedade.

Antes de embarcar, a vereadora acreana destacou as mudanças de comportamento e de atitude das mulheres em relação ao momento atual. “Muita coisa vem mudando nos últimos tempos. A mulher vem se destacando na sociedade por sua capacidade, individualidade, autonomia e coragem para administrar as dificuldades do dia-a-dia”, declara.

Segundo ela, desde 2006, quando as mulheres dos três países se encontraram pela primeira vez, as políticas de apoio às classes vêm sendo fortalecidas. “Posso citar a criação da Rede de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher em Rio Branco, as cobranças no cumprimento da Lei Maria da Penha e a instituição da 2ª Vara da Infância e Juventude”, enfatiza.

A vereadora diz ainda que na área do meio ambiente os três países vêm tentando fazer o dever de casa, sendo que o Acre assume um estágio avançado na proteção dos recursos naturais e no incentivo à relação harmoniosa entre o homem e a natureza. “Reafirmamos o compromisso com o Projeto Catar e o poder público municipal inaugurou a melhor Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) da região”, acrescenta.

Ariane Cadaxo lembra que o Acre é destaque nacional em políticas de proteção ambiental e que vários modelos de projetos e programas do setor hoje servem de exemplo para outros Estados do país. “Passamos a crescer em consciência a partir do momento que nos dispusemos a assumir responsabilidades”.  

Assuntos desta notícia


Join the Conversation