4 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mesquita Júnior critica projeto que ‘amordaça’ Ministério Público

paula por paula
03/05/2010 - 18:40
Manda no zap!CompartilharTuitar

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) comentou em Plenário, na sexta-feira (30), projeto em exame na Câmara dos Deputados que, em sua opinião, teria o objetivo de “amordaçar” o Ministério Público, entidades e cidadãos, restringindo seu direito de propor ações na Justiça contra atos de improbidade. Pelo texto, esclareceu, o cidadão ou entidade denunciante ou ainda o membro do Ministério Público que subscrever ações desse tipo ficam sujeitos a indenizar o denunciado pelos danos materiais ou à imagem que houver provocado e pagar todas as custas dos processos com valores ampliados.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

– Minha preocupação vem pelo fato de que essa proposta tem em sua motivação o vírus da intimidação. É uma coisa que vem borbulhando atualmente no país – disse.

O senador apontou outros fatos que demonstram, a seu ver, a vontade de “intimidar” – como as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça Eleitoral pela aplicação de multas a quem faz campanha antecipada. Outro fato seria a divulgação de que membro da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) teria abordado o juiz que deferiu pedido de liminar contra o leilão para as obras da Usina de Belo Monte, no Pará. Por último, Geraldo Mesquita Júnior citou a inclusão de dispositivo no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2011 que pode impedir o Tribunal de Contas da União (TCU) de paralisar obras com indícios de irregularidades.

No discurso, o senador não explicitou o número do projeto a que se referia, mas explicou depois à Agência Senado que a iniciativa é do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Mesmo duvidando da possibilidade de o projeto (PL 265/07) passar na Câmara, Geraldo Mesquita Júnior disse que o Senado deve se preparar para essa hipótese. Por isso, apelou para que seja feito um “alerta” aos colegas deputados e, em última instância, para que a proposta seja barrada no Senado caso aqui chegue.

– Isso é um instrumento de autoritarismo e não pode prosperar. Seria um retrocesso e não podemos permitir que isso ocorra – defendeu.

Como explicou Geraldo Mesquita Júnior, altera dispositivos de três normas vigentes: Lei 4.717/65, que trata da ação popular; Lei 7.347/85, denominada Lei de Ação Civil Pública; e Lei 8.429/92, a Lei de Improbidade Administrativa. Segundo o projeto, a ação popular que for julgada improcedente poderá condenar o cidadão autor a pagar o “décuplo” das custas, mais honorários advocatícios quando se reconhecer que se tratou de “lide temerária” ou que houve “má-fé, intenção de promoção pessoal ou visando perseguição política”.

Pelas mesas razões, a lei da Ação Civil Pública seria alterada para condenar a associação autora ou o membro do Ministério Público subscritor ao pagamento de todas as custas, honorários periciais e de advogados. Nos dois casos, conforme o senador, o “pretexto” é buscar a garantia do uso responsável da ação popular, da ação civil pública e da ação de improbidade administrativa.

– Ameaçar com punição, inclusive financeira, uma ação popular ou uma ação civil pública é uma intimidação – afirmou.

O parlamentar admite que há registros de ações conduzidas com excessos, mas que são pontuais e não podem ser motivo para o cerceamento das iniciativas contra atos de improbidade. Assim como ele, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) observou, em aparte, que os conselhos de controle instituídos nas esferas do Judiciário e do Ministério Público – os Conselhos Nacionais de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP) – agora atuam para avaliar e punir eventuais faltas de seus membros. O que se deve, como disseram, é buscar o reforço desses órgãos.

Bujari

Geraldo Mesquita Júnior aproveitou ainda para felicitar a população do município de Bujari (AC), pelos 18 anos de sua emancipação. Ele lembrou que o município se formou a partir da instalação de órgão que reunia diversos serviços de apoio ao produtor rural da área – inclusive assistência técnica e serviços bancários. Como disse, as ações foram instituídas em diversos pontos do estado no período no governo de seu pai Geraldo Mesquita, também ex-senador.  (Agência Senado)

 

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Constitucionalidade do Ficha Limpa pode ser contestada no STF

Próxima Notícia

Ex marido tenta matar mulher a golpes de faca

Mais Notícias

Único seringal urbano do mundo, Parque Capitão Ciríaco preserva história viva do Acre no Centro de Rio Branco
POLÍTICA

Kamai critica acúmulo de função por Biths na Saúde e Articulação: ‘inversão de prioridade’

03/07/2025
Vereador Márcio Mustafá é oficializado líder de Bocalom na Câmara de Rio Branco
POLÍTICA

Vereador Márcio Mustafá é oficializado líder de Bocalom na Câmara de Rio Branco

03/07/2025
Após recusa de Márcio Pereira, Bocalom recua e nomeia Rennan Biths como novo articulador político
Destaques Cotidiano

Após recusa de Márcio Pereira, Bocalom recua e nomeia Rennan Biths como novo articulador político

03/07/2025
Veja como votaram os deputados federais do Acre no projeto que amplia vagas na Câmara
POLÍTICA

Veja como votaram os deputados do Acre no PL que dobra pena mínima para crimes hediondos

03/07/2025
Tião Bocalom anuncia Rennan Biths como novo secretário municipal de Saúde
POLÍTICA

Após recusa de Márcio Pereira, Rennan Biths é cotado para assumir articulação da Prefeitura de Rio Branco

02/07/2025
Márcio Pereira diz não ter autorizado nomeação como articulador da prefeitura e vai pedir anulação do decreto
POLÍTICA

Márcio Pereira diz não ter autorizado nomeação como articulador da prefeitura e vai pedir anulação do decreto

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Ex marido tenta matar mulher a golpes de faca

Cronoterapia, o tempo na terapia

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre