Pesquisas mostram Dilma Rousseff na frente de Serra

São Paulo – A pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos do Instituto Vox Populi.
Pesquisa
A pesquisa Vox Populi concluída na quinta-feira aponta Dilma Rousseff (PT) com 38% das intenções de voto estimuladas contra 35% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV). Os brancos e nulos somam 8% e os eleitores indecisos são 11%. Esse cenário não inclui outros candidatos e é o único comparável às sondagens anteriores do mesmo instituto.

Dilma e Serra estão em empate técnico, mas é a primeira vez que um instituto indica a pré-candidata governista numericamente à frente do tucano. Como a margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, Dilma poderia ter entre 36% e 40%, e Serra, entre 33% e 37%.

Em relação à pesquisa anterior do Vox Populi, Dilma cresceu 5 pontos percentuais desde março, de 33% para 38%, enquanto Serra oscilou negativamente três pontos, de 38% para 35%. Marina foi de 7% para 8%.

Dois fatores ajudam a entender os resultados do Vox Populi. O período de coleta dos dados da pesquisa coincidiu com a veiculação nacional, pelo PT, de vários spots de 30 segundos na TV e no rádio. Em todos, Dilma era o centro do programa.

Em comparação ao Ibope e Datafolha, o questionário do Vox Populi tem diferenças: antes de perguntar a intenção de voto estimulada, o instituto indaga ao eleitor o quanto ele conhece de Dilma, Serra e Marina, e se ele tem uma opinião positiva ou negativa sobre os presidenciáveis.

Na pergunta de intenção de voto espontânea, feita antes dessa bateria e sem que o eleitor leia os nomes dos candidatos para responder, Dilma aparece, segundo o Vox Populi, com 19%, Serra tem 15%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe 10% das citações, Marina tem 2% e outros candidatos, somados, 3%.
Contratada pela Rádio e Televisão Bandeirantes, a pesquisa foi registrada pelo Vox Populi no TSE com o protocolo 11.266/2010. Entre 8 e 13 de maio foram entrevistados 2 mil eleitores em todas as re-giões do país. (Estadão)

Já pesquisa CNT/Sensus indica empate técnico entre Serra e Dilma
Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra empate técnico entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), com uma leve vantagem da petista sobre o tucano.

A petista recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 7,3% dos votos, enquanto pré-candidatos como José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL) ficaram, respectivamente, com 1,1% e 1%. Outros pré-candidatos mencionados na pesquisa não registraram 1% dos votos.

Em uma segunda lista, apenas com os três presidenciáveis mais bem classificados nas pesquisas, Serra recebeu 37,8% das intenções de votos, enquanto Dilma obteve 37%.

Marina Silva recebeu 8% dos votos válidos. Os indecisos, brancos e nulos somam 17,3% nessa segunda lista. Em janeiro, edição anterior da CNT/Sensus, Serra tinha 40,7% dos votos, Dilma 28,5% e Marina 9,5%. (Folha Online)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation