GAZETA Estilo esteve na São Paulo Fashion Week e antecipa suas escolhas para o verão 2011

Quem está de fora deve imaginar que o mundo da moda é feito de antagonismos. Enquanto jornalistas, produtores e editores de moda, bookers, celebridades e principalmente os modelos tremiam de frio, em pleno inverno paulista, com temperaturas oscilando entre 5 e 11 graus, nos shows da semana de moda SÃO PAULO FASHION WEEK, as 39 marcas convidadas exibiam suas ventiladas coleções de verão.
Desfile111
Mas isso é reflexo da organização e do planejamento dos profissionais envolvidos nesse trabalho, como também da antecipação da data dessa edição por conta da Copa do Mundo. De forma geral, achamos os desfiles dessa temporada mais “pés no chão”, com peças sofisticadas, mas menos espalhafatosas. Do que vimos, podemos ainda dizer que esse é um verão cheio de tantas possibilidades que se torna impossível fazer uma lista pequena de tendências. Essa multiplicidade possibilita as escolhas pessoais na montagem dos looks, de acordo com seus próprios estilos. Gazeta Estilo, sempre antenada, esteve na edição primavera-verão 2011 da SPFW conferindo as novidades da próxima estação e elegeu os melhores looks da semana de moda recheada de propostas apropriadas ao clima da Amazônia.

NOSSAS ESCOLHAS
Confira nossas escolhas e comece a programar o seu guarda-roupa para daqui a alguns meses, quando as novidades já estiverem nas vitrines.

Desfile_hoje
# Toque feminino!
Esse é um verão de muitos vestidos, em geral curtos, mas apareceram alguns longos para cortar a monotonia. A novidade é a silhueta mais larguinha e os ombros são arredondados estruturalmente, com inspiração nos Anos 50 e 60, ora meio balonê ora formando um tubo meio evasê.

# Perfume Setentista – O estilo “flower power” do início dos Anos 70 apareceu em diversos desfiles, mas bem mais tímidos do que o esperado para essa estação. O brilho continua, em lamês e paetês nudes, pastéis e negros, remetendo à moda ditada pela novela “Dancing Days” e pelo filme “Embalos de Sábado à Noite”.

# Anos 80 – Os tons vibrantes junto com esmaltes e batons coloridos são um revival à “new age” dos anos 80. Muitos estilistas trouxeram as cores, os recortes e o neoprene usados pelos surfistas e skatistas para a moda. São as “ondas” havaiana, navy neoprene e techno esportivo. Uma coisa meio “De repente, Califórnia!”

# Ufanismo… O Brasil foi inspiração para muitas coleções, que se inspiraram nas cores e símbolos do país, paisagens e cidades brasileiras e no movimento tropicalista.
Renda-se! Esse SPFW rendeu muito! A renda em si ou uma imitação dela (como no couro cortado a laser, nos tules, telados e transparências) esteve presente em diversos shows.

# Casaquinhos curtos, justinhos e acinturados para acompanhar vestidos, saias, minis, shorts e calças. É a continuação dos blazers estruturados na versão verão.

# Jeans com jeans! Os looks ‘total jeans’ predominaram nas passarelas, principalmente os justos de cintura mais alta. Para elas: vestidinhos soltinhos bem recortados, macaquinhos, muitos shorts… Para ambos: camisas de botão, coletes e calças curtas com a barra enrolada . Na maioria mais claros, com cavalo baixo.

# Animal prints! Em corpos masculinos e femininos, os bichos estiveram soltos na SPFW Verão 2011.

# Decotes: todos! Ombro só, regata, tomara-que-caia, alças, manguinhas curtas, decote em V, alças cruzadas, redondo e quadrado.

Desfile_hoje1
# Tô nude!
Saem as cores inten­sas e entram os delicados tons pastéis. Nessa linha discreta, destaque espe­ci­ais a cartela terrosa ou nude (tons de pele). A pegada do verão é MINIMALISTA, com cheiro de Anos 90.

# Tudo azul! Com tanta “falta de cor”, qual­quer cor que se adi­ciona realça aos olhos! No meio de tanta palidez, o azul foi a cor da estação. Ao lado do coral ou laranja (considerado o novo pink!), foram o duo vibrante da próxima estação. Os tons neon apareceram apenas em detalhes como barras e debruns.

# Todas as cores. Ainda no assunto cores, entre os tons pastéis, vimos amare­lin­hos, azuis celestes, verdes clarinhos, lilases e acinzentados (o novo preto). A dupla ‘preto e branco’ também marcou forte presente.

# Sapatos: a novidade são as tiras! A predominância foi das sandálias finas tipo gladiador, com tiras que vão quase até a altura do joelho. Continuam as sandália meia pata, peep toe, os modelos abotinados (ankle boots) e, claro!, as rasteirinhas. Quanto ao salto, é a hora de arrasar nos altíssimos. Quanto mais alto, melhor.

Fotos Agência: Foto siteAgradecimentosGrupo VLG e ao staff da JOY Model Management, em nome da empresária Liliana Gomes, do agente de modelos acreano Cássio Silva, da produtora de cinema Isabelle Amsterdan e do top model Ricardo Merini; Anne Glaucy Murad; Giovana Grasso e Tiago Juruá

Onde Comprar
Peças das marcas Ellus, Cavalera, Cia. Marítima e Reserva nas lojas do Grupo VLG

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation