Uma prévia do projeto de revitalização da malha viária de Rio Branco, foi apresentado na manhã de ontem ao prefeito, Raimundo Angelim, pelo diretor do Detran, Reginaldo Prates, e o superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres. Também participaram do encontro os diretores da autarquia e gerentes de engenharia dos órgãos.
O objetivo do projeto é tornar vias com sentido único de direção a fim de melhorar a fluidez e segurança no trânsito em uma região da cidade que possui elevado volume de tráfego. Trata-se da Rua Isaura Parente e Av. Nações Unidas no trecho compreendido entre a Av. Getulio Vargas e Rua Rondônia.
Segundo o diretor do Detran, o órgão trabalhou com informações recentes e levantamentos de campo que atualizaram os dados iniciais extraídos do Plano Diretor de Transportes e Trânsito. Ele garante que o estudo possui embasamento técnico suficiente para as decisões que foram tomadas, mas a opinião da comunidade em geral, escolas e comércio da região, será importante para o fechamento em definitivo dos trabalhos.
A Rbtrans realizou a ava-liação do impacto no transporte coletivo e complementos técnicos na área de trânsito, já que o projeto faz parte do planejamento da cidade desenvolvido em 2006 e 2007 e segundo o superintendente, Ricardo Torres, outros pontos da cidade terão as vias com sentido único implantado em 2010 e 2011 como parte do Programa de Revitalização da Malha Viária de Rio Branco (Revi).
Ainda segundo o superintendente, não se muda uma cidade, sua malha viária e comportamento dos condutores e pedestres em um curto espaço de tempo, é preciso o planejamento e o tempo para cada avanço. (Ascom PMRB)