Encontro discute processo de criação e produção do documentário Soldados da borracha

A Usina de Arte promove o encontro do diretor e jornalista Cesar Garcia Lima e da produtora-executiva Susanna Lira no próximo dia 25 de junho, às 19h. A conversa será a respeito do Processo de criação e produção do documentário Soldados da Borracha. Cesar Garcia Lima comentará a realização do documentário, desde a idéia, fazendo a diferenciação entre linguagem jornalística e artística, além de explicar o processo de pesquisa e escolha de personagens, entre outros temas. Susanna Lira tratará do processo de adequação do projeto à produção, adequação ao orçamento e inserção em leis de incentivo.

Soldados da Borracha, média-metragem produzido pela  Modo Operante, sediada no Rio de Janeiro, foi selecionado entre mais de 700 projetos como um dos vencedores do ETNODOC 2009, edital que tem como objetivo o apoio à documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O filme será rodado em Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri a partir de 28 de junho e tem exibição garantida nas TVs públicas. Além disso, será inscrito em festivais de cinema no Brasil e em outros países. O documentário tem apoio do Governo do Acre.

Os palestrantes:
O acreano Cesar Garcia Lima vive no Rio de Janeiro e pesquisa a trajetória dos soldados da borracha há mais de oito anos. Jornalista e poeta, dirigiu documentários no Canal Brasil e atua como professor convidado do curso de Especialização em Jornalismo Cultural da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde também cursa o doutorado em Literatura Comparada.

A carioca Susanna Lira é jornalista e publicitária, com experiência na direção de documentários para televisão e cinema. Ao lado de Luciana Freitas, é sócia da  Modo Operante, produtora designada para produzir o documentário Soldados da Borracha. Recentemente, Susanna dirigiu o longa-metragem Positivas, sobre mulheres que foram infectadas pelo vírus HIV por seus companheiros. Além da produção-executiva dos Soldados da Borracha, Susanna monta no momento o documentário Nada Sobre Meu Pai. (Assessoria)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation