As escolas de Rio Branco deverão montar esquemas próprios para reorganizar os seus calendários letivos durante as partidas do Brasil na Copa do Mundo. De modo geral, a maio-ria dos colégios da Capital suspenderá as aulas que coincidam com os horários dos jogos, mas esta é apenas uma regra convencional. No fim, caberá à direção das escolas fazer os reajustes da forma que menos prejudique ao cumprimento da sua grade escolar.
Na rede pública, o diretor de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Josenir Calixto, informa que a orientação geral é que as escolas devem adiar atividades matinais durante os jogos que ocorrem na parte da manhã (7h30 e 10h) ou antecipar aulas para a manhã quando os jogos forem à tarde (14h30). O objetivo é fazer com que estudantes e funcionários sejam liberados para assistir aos jogos, evitando faltas ou outros prejuízos.
“Porém, é a direção dos colégios que decidirá se adotam ou não tal orientação”, afirma o diretor. Vale ressaltar, ainda, que as escolas públicas que optarem em liberar para os jogos não devem fazê-lo se tal ato for comprometer o seu calendário. Por isso, se for preciso repor aulas para a liberação, as intuições estão livres para tomar esta decisão.
Entre o Ensino particular, também ficará ao cargo das diretorias decidirem sobre como proceder, liberando com (ou sem) reposição de aulas ou simplesmente continuar com o calendário normal. O mais sensato é que haja a liberação com reposições de aulas.
Festas e eventos especiais – O clima festivo de Copa de Mundo entre os colégios ainda é meio controverso na Capital. Enquanto algumas escolas não dedicam quase nenhuma decoração verde e amarela, outras estão inteiramente enfeitadas para animar os jovens e crianças durante todo o torneio (ou pelo menos até quando durar participação nacional).
As programações também variam de acordo com a escolha das direções (e orçamentos) das escolas. Por tal razão, muitas estão com as idéias mais originais, desde festinhas de comemoração às vitórias até jogos e brincadeiras, montagens de telões para as partidas, feiras, séries históricas sobre as conquistas do Brasil, bolões e apostas, entre outras.