Escolas devem montar esquemas próprios para os jogos do Brasil

As escolas de Rio Branco deverão montar esquemas próprios para reorganizar os seus calendários letivos durante as partidas do Brasil na Copa do Mundo. De modo geral, a maio-ria dos colégios da Capital suspenderá as aulas que coincidam com os horários dos jogos, mas esta é apenas uma regra convencional. No fim, caberá à direção das escolas fazer os reajustes da forma que menos prejudique ao cumprimento da sua grade escolar.
Porto-acre
Na rede pública, o diretor de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Josenir Calixto, informa que a orientação geral é que as escolas devem adiar atividades matinais durante os jogos que ocorrem na parte da manhã (7h30 e 10h) ou antecipar aulas para a manhã quando os jogos forem à tarde (14h30). O objetivo é fazer com que estudantes e funcionários sejam liberados para assistir aos jogos, evitando faltas ou outros prejuízos.

“Porém, é a direção dos colégios que decidirá se adotam ou não tal orientação”, afirma o diretor. Vale ressaltar, ainda, que as escolas públicas que optarem em liberar para os jogos não devem fazê-lo se tal ato for comprometer o seu calendário. Por isso, se for preciso repor aulas para a liberação, as intuições estão livres para tomar esta decisão.

Entre o Ensino particular, também ficará ao cargo das diretorias decidirem sobre como proceder, liberando com (ou sem) reposição de aulas ou simplesmente continuar com o calendário normal. O mais sensato é que haja a liberação com reposições de aulas.

Festas e eventos especiais – O clima festivo de Copa de Mundo entre os colégios ainda é meio controverso na Capital. Enquanto algumas escolas não dedicam quase nenhuma decoração verde e amarela, outras estão inteiramente enfeitadas para animar os jovens e crianças durante todo o torneio (ou pelo menos até quando durar participação nacional).

As programações também variam de acordo com a escolha das direções (e orçamentos) das escolas. Por tal razão, muitas estão com as idéias mais originais, desde festinhas de comemoração às vitórias até jogos e brincadeiras, montagens de telões para as partidas, feiras, séries históricas sobre as conquistas do Brasil, bolões e apostas, entre outras.  

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation