É possível trabalhar com a produção de carnes exóticas, como a de capivaras e pacas, sem agredir a fauna silvestre. Esta é apenas uma das experiências que pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC) compartilharam com o Globo Universidade que vai ao ar neste sábado, dia 26.
De lá, a apresentadora Lizandra Trindade mostra estudos voltados para o uso sustentável dos recursos da Floresta Amazônica, em edição que marca a primeira viagem do programa ao Acre.
E os animais não são o único foco dos pesquisadores. No quadro Mérito Acadêmico, o professor Humberto Antão explica como o cuidado com as sementes podem fazer a diferença para a regeneração de espécies nativas da flora amazônica.
Enquanto isso, o Fora de Série apresenta a pesquisa da aluna de Engenharia Florestal Kaline Rossi, que busca aumentar a produtividade do cacau na região. E o Eu Amo Meu Trabalho acompanha o dia de Francisco Simonek, um especialista em manejo sustentável. Ele explica como desenvolve uma técnica mais limpa e eficiente para a produção do látex e trabalha para a disseminação deste método entre as tribos da Amazônia.
O Globo Universidade é transmitido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise às 13h05 na Globo News e às 13h30 no Futura, que também exibe o programa às 15h30 nas quartas-feiras, e às 3h nas quintas-feiras. A íntegra do programa fica disponível na internet (www.globouniversidade.com.br), logo após a exibição na TV. (Assessoria)