Industrialização do Estado é tema de Dois Dedos de Prosa

Governador comenta a entrega do projeto de Zona de Processamento de Exportação entrgue ao ministro do Desenvolvimento
ZPE
O projeto de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) foi o assunto abordado nesta segunda-feira pelo governador Binho Marques no programa Dois Dedos de Prosa, veiculado nas principais rádios do Acre. O documento foi entregue ao ministro do Desenvolvimento Miguel Jorge pelo governador em reunião da qual participaram ainda o senador Tião Viana, o secretário de Estado de Planejamento, Gilberto Siqueira, o presidente da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, e o presidente da Federacre, George Pinheiro

ZPE é uma modalidade de distrito industrial onde, em área delimitada, as empresas podem instalar indústrias recebendo incentivos do Governo do Estado, do governo federal e até do município. “Esse projeto para mim significa a cereja do bolo. É um projeto que só é aprovado quando o Estado passa por todas as fases de teste sobre o seu investimento na industrialização”, avalia Binho Marques enfatizando que uma ZPE é aprovada quando existe incentivo para que o estado possa crescer e criar condições de atrair os investimentos externos.  

“A ZPE que nós propomos (…) vai ficar lá em Senador Guiomard que é uma região que nós delimitamos como uma Zona Especial de Desenvolvimento. Ela fica mais ou menos onde a 317, que é a rodovia Interoceânica, se encontra com a BR 364.

 É uma área estratégica e vai ser muito importante para o Acre”. Durante a reunião, o ministro anunciou que irá convocar uma reunião extraordinária  do conselho para que a ZPE possa estar instalada até o fim do ano. Binho Marques lembra que o Acre, há alguns anos, acompanhava passivamente o desenvolvimento do resto do país. Neste momento, o Estado se torna uma porta de entrada para o Brasil com a conclusão da rodovia Interoceânica que permitirá o intercâmbio comercial, industrial com o resto do mundo através dos portos do Peru.

No programa de rádio semanal do governador são divulgadas as ações de impacto social, econômico e de desenvolvimento realizadas pelo Governo do Estado. (Agência Acre)
Assuntos desta notícia

Join the Conversation