X

Tião Viana se reúne com produtores e pecuaristas

O senador Tião Viana (PT-AC) reuniu-se, no último final de semana, com pecuaristas, donos de casas agropecuárias, de supermercados e frigoríficos. O encontro ocorreu na Fazenda Três Meninas, a convite do empresário Miguel Fernandes, para que os produtores ouvissem o que pensa Tião Viana em relação ao futuro do Acre e da economia rural.

 Um dos cenários traçados por Tião Viana em relação ao futuro diz respeito, por exemplo, à Zona  de Processamento de Exportação, com uma área de 100 quilômetros quadrados, na região do Alto Acre, na qual agricultores e pecuaristas poderão exportar para a Bolívia e o Peru livres do pagamento de impostos. “Trabalho nisso há 2 anos e o Acre está muito próximo desse enorme salto para o futuro”, disse.  

Durante uma tarde, líderes expressivos do setor não só ouviram o senador como também falaram do que sonham para o futuro. O presidente da  Federação da Agricultura, As-suero Veronez, estiveram no local. Falando em nome da categoria, Veronez, disse que o senador Tião Viana, do ponto de vista político, “é um orgulho para o Brasil” e lembrou que o parlamentar, com o gesto de ouvir os produtores, manifestou “uma aproximação especialmente necessária”.

No local também estiveram o executivo Aldenor Araújo, da rede “Supermercados Araújo”, e o produtor Osmar (Nego) Parizi. “Estou aqui para dizer ao Tião Viana que eu sou muito grato pelo que foi feito em termos de desenvolvimento neste Estado. Eu sou um homem que sabe o que era dormir na beira dessa estrada por semanas, por falta de estrada”, disse.

“Não é difícil reconhecer o que a Frente Popular do Acre fez no Estado durante esse tempo. O Acre melhorou muito. A nossa expectativa é que, a partir de agora, sejamos olhados com mais carinho para que, com o apoio do Estado, possamos resolver os problemas do emprego e da renda”, completou Veronez.

Outros líderes do setor, como os ex-deputados Tárcisio Medeiros e Júnior Betão, também reconheceram o trabalho da FPA, desde o governo de Jorge Viana e agora no Governo Binho Marques, para garantir a sanidade e a qualidade do rebanho bovino do Acre. Os pecuaristas renderam homenagens ao governo através dos secretários Mauro Ribeiro, da Seap (Secretaria de Agricultura e Pecuária), e Paulo Roberto Viana, do Idaf (Instituto de Defesa Animal e Florestal), pelo fato de o Estado vir assegurando ao Acre à condição de região sem aftosa através da vacinação do rebanho. “Há 12 anos não temos um só foco de aftosa. Por conta disso, fomos a Paris em 2006 receber o reconhecimento da Organização Mundial do Comércio. E isso nós todos devemos aos nossos pecuaristas”, disse Tião Viana.

 “Nós temos uma média de 400 mil bois abatidos por ano no Acre e temos condições de duplicar e até de triplicar isso se considerarmos que estamos diante de um mercado de 35 milhões de pessoas”, disse o senador Tião Viana ao se referir aos avanços a serem alcançados pela economia local a partir da inauguração, pelo governo peruano, da chamada Estrada do Pacífico, que ligaria a capital de Lima ao território brasileiro no Acre. Os 35 milhões de consumidores aos quais se referiu o senador correspondem à população economicamente ativa da Bolívia e do Peru, que fazem fronteira com o Acre. “Os bolivianos e peruanos já estão descendo e vindo ao Acre em busca do nosso peixe, do nosso porco, dos nossos frangos. O que devemos é produzir para atendermos a esse mercado cada vez mais necessitado dos nossos produtos”, disse.

De acordo com Tião Viana, depois de todo o trabalho do Jorge Viana na recuperação do Estado, na criação de toda a infra-estrutura que passamos a conhecer depois de 1999 e que está sendo mantida por esse extraordinário governador chamado Binho Marques, o Acre está pronto para o segundo passo em busca da autonomia econômica de suas comunidades e de seus municípios, disse Tião Viana.

 

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: