Acordo entre prefeitura e Eletronorte prevê redução de energia elétrica

O prefeito Raimundo Angelim assinou ontem pela manhã, 21, em seu gabinete, termo de cooperação técnica com as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). O acordo prevê a redução de até 15% no consumo de energia nas secretarias municipais e no sistema de iluminação pública da cidade.
Prefeitura11111
Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica, da Eletronorte, já permitiu, por exemplo, que municípios como Ariquemes, em Rondônia, obtivessem uma economia de R$ 300 mil ao ano com energia elétrica.

A experiência da Eletronorte mostra que o ranking de gastos com energia nos municípios é liderado pela iluminação pública, seguida pelas secreta-rias de Educação e de Saúde. Isso é justificável pelo maior tempo de uso da energia nos pontos de luzes da cidade, nas escolas e nos hospitais e centros de saúde.

A nova tecnologia, no entanto, permite que sem redução de pontos de energia, mas apenas com o gerenciamento de sistemas mais eficientes, se obtenham decréscimos que começam gradativamente com 10%, sobem para 15% e podem atingir até 30% no seu ponto ideal. Apenas com iluminação pública, o gasto em Rio Branco é de 985.976 kilowatts horas ao mês.

“Ganha o poder público municipal que gastará menos recursos, ganha a Eletronorte que pode redirecionar esta energia economizada a outros setores e ganha a população com benefícios que refletem na qualidade do meio ambiente”, destaca o técnico de engenharia da Eletronorte, José Raulino.

O prefeito Raimundo Angelim se mostrou favorável ao plano da Eletronorte. “É uma ótima oportunidade de reduzirmos custos e aperfeiçoarmos o setor”, destacou ele.

Aqui em Rio Branco, sistemas como o georreferenciamento, em conjunto a outros sistemas permitem que o município tenha um controle razoável dos usuários de energia. “Quanto às praças e locais públicos, sabemos exatamente, se nestes lugares foram implantados gatos, a cada novo mês e, em caso positivo, os desativamos imediatamente”, afirma Raulino. Mas ele acredita que o plano da Eletronorte aumentará a eficiência do sistema.  (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation