9 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acreanos enfrentam baixas temperaturas

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
17/07/2010 - 03:59
Manda no zap!CompartilharTuitar

As baixas temperaturas que atingem o Acre nos últimos dias têm servido para se fazer uma análise da atual realidade socioeconômica. Bem pouco tempo atrás, a proximidade de frente fria já era motivo de sofrimento para a grande maioria das famílias nos bairros periféricos. Vivendo em pobreza extrema, muitas padeciam sem ter um agasalho ou abrigo para amenizar o frio.
Frio-1707
Hoje, a realidade é diferente. Não que a miséria tenha sido extirpada por completo da sociedade acreana, mas os efeitos da friagem são bem menores. Essa é a constatação feita por A GAZETA durante visita ontem a alguns bairros da periferia de Rio Branco.

Ao invés de bairros onde veículos pequenos nem mesmo entravam, hoje as comunidades que formam a Baixada da Sobral já contam com vias asfaltadas e com iluminação pública.

Os casebres cobertos com palhas e paredes de madeiras descartadas em construções deram lugar a moradias mais dignas. Em algumas delas até mesmo carros estão na garagem. Antenas parabólicas e de TV por assinatura deixaram de ser utensílios presentes somente nos bairros de classe média e alta para estarem nos quintais da periferia.

Pelas ruas asfaltadas e nas ainda de terra batida, os moradores andam protegidos do frio. No Ayrton Sena, o primeiro a ser atingido pelas cheias anuais do Rio Acre, crianças brincavam de papagaio usando seus conjuntos moletom. Já no Preventório a brincadeira da vez era com a bola. Mesmo suja e bem desgastada, ela ia de um pé para o outro da molecada, que mesmo com o vento frio não deixou de brincar naquela que foi uma das ruas símbolos da Capital: a Rio Grande do Sul.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

No passado, a cena comum seria vê-las encolhidas com as pernas dobradas e enfiadas por dentro de blusões maltrapilhos. Fotos estas que estampavam as capas dos jornais. Mas o que explica essa mudança? A principal razão é a melhora da própria economia brasileira.

Depois da década perdida (os anos 80), a seguinte foi de recuperação graças ao controle da inflação e ao Plano Real, que trouxe a estabilidade e o retorno dos investimentos estrangeiros. Após sucessivos governos sem controle, o Acre tentou seguir a locomotiva nacional com a chegada da esquerda – representada pelo PT – ao Governo.

Outro fator essencial: a implantação dos programas de transferência de renda iniciadas no Governo Fernando Henrique Cardoso e aperfeiçoada por Luiz Inácio Lula da Silva. Milhares de famílias ascenderam de classe. De olho nessa fatia de consumidores, o mercado ampliou suas linhas de crédito. Com isso, as famílias de baixa renda passaram a comprar produtos antes que jamais pode-riam ter acesso, como televisores, aparelhos de som e computadores. O resultado de todos esses avanços estão visíveis nos bairros antes símbolos da miséria de um Acre decadente.   

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Obras da Operação Cidade melhoram qualidade de vida da população

Próxima Notícia

Charme da Copa Ouro Master da AABB na “decisão” das semifinais

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Geral

Prefeitura mantém inscrições abertas para concurso com 60 vagas para professores

09/01/2026
Convênio garante R$ 2,3 milhões para ações de combate à monilíase do cacau e do cupuaçu no Acre. Foto: Ascom/Idaf
Geral

Convênio com o Mapa reforça ações do Acre no controle da monilíase do cacau e do cupuaçu

09/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Opinião: Do sonhado código de defesa do contribuinte à institucionalização da insegurança jurídica, o que restou da lc n. 225/2026?

09/01/2026
(Foto: Val Fernandes/Secom)
Geral

Restaurante Popular volta a atender o público após período alagação

09/01/2026
Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Aprovado em concurso da SEE, professor relembra infância difícil e destaca papel da educação e do hip hop

09/01/2026
Foto: Assessoria
5º destaque

URAPs de Rio Branco ampliam atendimento aos sábados e passam a funcionar até as 17h; veja quais

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Charme da Copa Ouro Master da AABB na “decisão” das semifinais

Náuas aguarda um adversário “precavido” na estréia da D

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre