X

Um ano depois, aeroporto volta ao status de internacional

Passado um ano desde que o Aeroporto de Rio Branco Plácido de Castro perdeu o status de internacional, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu devolver a nomenclatura. O anúncio foi feito ontem pela agência e dá direito à Capital acreana de receber vôos de companhias aéreas estrangeiras. O aeroporto está autorizado a operar vôos internacionais de segunda à sexta-feira, entre às 10h e 11h30.


Segundo Daniel Sobrinho, superintendente da Infraero no Acre, estatal que administra os aeroportos, a reconquista do status surge no momento em que o Estado se prepara para receber as primeiras operações de empresas da Bolívia e do Peru. A Star Peru é a que tem o processo mais adiantado. Os peruanos estão apenas à espera do crivo da Anac para iniciar as atividades em Rio Branco.

“Da Bolívia já mantivemos contato com a Aerocon, que tem interesse em manter vôos regulares aqui”, disse Sobrinho. Para ter de volta o status de internacional, a Infraero precisou cumprir uma série de exigências da Anac. Entre elas, a de prover estrutura necessária para os órgãos de controle da migração, como Polícia e Receita Federal, Ministério da Agricultura e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O aeroporto da Capital perdeu a autorização de vôos estrangeiros em 17 de março do ano passado. Na fronteira com a Bolívia e o Peru, o Acre tenta alavancar suas relações com os países vizinhos. A aposta está no potencial turístico. O status internacional é essencial para que a integração se consolide.

Além disso, Rio Branco é rota para muitos vôos interna-cionais. Aviões saídos do Chile e da Bolívia com destino aos Estados Unidos têm a Capital como destino de pouso em eventuais emergências. Foi o que aconteceu na semana passada, quando uma aeronave da companhia boliviana Aerosur, saída de Miami (EUA), precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Plácido de Castro. 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: