Binho condecora frei Heitor com a Ordem da Estrela do Acre

O governador Binho Marques condecorou nesta terça-feira, 6, o frei Heitor Maria Turrini, 84, servo da Ordem de Maria, com a Ordem da Estrela do Acre no grau de Grande Oficial, a mais alta honraria conferida pelo Governo do Acre.
frei_heitor
 Binho e o chanceler da Ordem, Edson Manchini, chefe do Gabinete Civil, afixaram a insígnia. A cerimônia, realizada no gabinete do Governador, contou com as presenças de antigos amigos do frei, como o cientista Foster Brown, da Universidade Federal do Acre, o padre André Ficarelli, e os secretários de Estado Eufran Amaral, do Meio Ambiente, e Anibal Diniz, da Comunicação Social; o assessor do governador, Francisco Carioca, além do superintendente regional do Banco da Amazônia, Marivaldo Lopes, e gestores públicos.

Frei Heitor Turrini viajou para a Itália nesta quarta-feira, 7, retornando à terra natal, Bolonha, de onde saiu há 60 anos para viver no Brasil. O pároco dedicou praticamente toda sua vida em favor dos excluídos e, em cinqüenta anos percorrendo os  rios e florestas do Acre, clamou em defesa do meio ambiente e de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável.

Pela sua conduta ética e moral e a incansável luta por um mundo melhor, frei Heitor recebe o grau de Grande Oficial como promoção ao grau de Comendador, do qual era signatário em condecoração realizada pelo então governador Jorge Viana.

“Nada no mundo cobre o que o senhor fez pelo Acre”, agradeceu o governador Binho Marques. “O Acre hoje é um bom lugar para se viver porque nós fizemos a nossa parte. Muito obrigado, em nome do povo acreano”, disse o governador.  O amigo desde os tempos de seminário na Itália, André Ficarelli, falou sobre o frei: “Heitor fez um trabalho maravilhoso. Sempre levou a mensagem de amor e de fé em Cristo”.

Frei Heitor despediu-se agradecendo pela homenagem. “Sonho um mundo unido, sonho uma Floresta Amazônica que viva porque ela é fantástica. Sonho um Brasil bonito, um Acre bonito, todos numa só família”, disse, bastante emocionado. (Agência Acre)

frei_heitor_2

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation