2 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Curso de alto nível da Escola Superior de Guerra coleta informações no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
21/07/2010 - 20:53
Manda no zap!CompartilharTuitar

Para garantir uma formação completa aos seus assessores, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe) da Escola Superior de Guerra (ESG) passou ontem por Rio Branco, na Federação das Indústrias do Acre, para coletar dados da realidade acreana.
esg
 O curso reunirá informações sobre diversas áreas do conhecimento (Política, Economia, Ciência, Doutrina Militar, Relações Internacionais, etc) em determinados locais e visa, num segundo momento, traçar uma projeção geral do que acontecerá com tais cidades.

O objetivo do Caepe é participar do desenvolvimento das regiões brasileiras visitadas, através de contribuições baseadas nas projeções construídas. Assim, os alunos do curso adquirirão altos níveis de experiência e saberes em planejamento de segurança e defesa.

O grupo veio de Porto Velho/RO e daqui seguirá direto para Cuiabá/MT. Até a próxima quarta-feira (27), mais 3 cidades fecham o percurso do Caepe: Campo Grande/MS, Foz do Iguaçu/PR e Curitiba/PR. A delegação da ESG é formada por 114 integrantes, dos quais 91 são ‘estagiários’ (5 oficiais-generais, 37 civis de diversas profissões,49 oficiais superiores das 3 Forças Singulares, das Forças Auxiliares e das Nações Amigas). Os ‘estagiários’ são escolhidos pela ESG, por indicação de entidades públicas e privadas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

De acordo com o comandante da ESG, ten.-brigadeiro-do-ar Carlos Alberto Pires Rolla, o Caepe é o curso de maior nível da instituição, fundamental para a captação detalhada de vários aspectos de todas as regiões do Brasil. A visita às cidades da região faz parte da programação 2010 da turma ‘Amazônia Azul’, que busca coletar uma base de dados necessária para a construção dos trabalhos escolares e intercâmbios de informações.

“Por isso, a delegação passa pelas cidades ouvindo governos/ federações e montando estudos de alto nível, com registro completo da atual conjuntura brasileira”, completa.

Escola Superior de Guerra –  A ESG é uma instituição criada desde 1949, no período pós-guerra, diretamente ligada ao Ministério da Defesa. A escola existe para garantir a maior gama de conhecimentos em Inteligência Militar do país, formando os melhores profissionais para funções e direções envolvidas nos planos da Segurança e da Defesa Nacional. Por formação, ela é composta por 60% de civis e 40% de militares. Ela serve como base completa de estudos sobre a atual conjuntura nacional. Além disso, possui capacitação em âmbito internacional (neste ano, o Caepe escolheu a África do Sul).

Constatações de Rio Branco – Sobre o atual momento vivido pela Capital do Acre, o comandante Carlos Alberto Rolla comentou que nos últimos 6 anos (última vez em que esteve aqui) houve avanços significativos em vários aspectos da cidade.

Desde a infra-estrutura até questões sociais, o ten-brigadeiro-do-ar elogiou muito o desenvolvimento que a Capital vem adquirindo. “Foram tantas melhorias que a cidade está praticamente irreconhecível. Se continuar assim, deve se tornar um grande pólo na Amazônia”, disse. 

esg_2

esg_3

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Agente é preso ao tentar entrar com droga no presídio

Próxima Notícia

Moradores do bairro Vitória ameaçam deter máquinas em protesto

Mais Notícias

MP entra com ação exigindo medidas urgentes para combater queimadas no Acre
5º destaque

Acre registra queda de quase 80% nas queimadas em junho, mas alerta segue para os próximos meses

02/07/2025
Frente fria muda o tempo no Acre com previsão de chuvas intensas neste domingo
1º destaque

Cidades do Acre registram as menores temperaturas da Amazônia nesta quarta

02/07/2025
Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida
Destaques Cotidiano

Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida

02/07/2025
Samaúma Yoga Shala encerra atividades após três anos de atuação em Rio Branco
Geral

Samaúma Yoga Shala encerra atividades após três anos de atuação em Rio Branco

02/07/2025
Enfermeira de 32 anos morre com sinais de agressão em UPA de Rio Branco; namorado é preso
2º destaque

Polícia investiga morte de enfermeira como possível feminicídio e confirma denúncia anterior contra suspeito

02/07/2025
Lista dos aprovados no concurso da Sesacre é publicada em edição extra do DOE
Geral

No Acre, trabalhadores da Saúde pública anunciam greve geral para início de agosto

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Moradores do bairro Vitória ameaçam deter máquinas em protesto

Após sanção, Acre debate implantação de sua ZPE

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre