Governador entrega obras de duplicação da Rua Pernambuco

O governador Binho Marques realizou na noite de sexta-feira, 16, a entrega das obras de duplicação da Rua Pernambuco. Acompanhado pelo prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, e dos diretores do Deracre e Detran, Marcos Alexandre e Reginaldo Prates respectivamente, Binho caminhou pela nova rua, visitando e agradecendo aos moradores pelo apoio durante a execução da obra.
Duplicacao1
A Rua Pernambuco é uma importante via de ligação entre a Avenida Antônio da Rocha Viana e Avenida Ceará. Ela tinha apenas 6 metros de largura e calçadas estreitas. Agora, são mais de 14 metros de largura, com 4 faixas de rolamento e ciclovia, além de calçadas amplas em ambos os lados.

A intervenção nos 625 metros de extensão da rua também garantiu nova iluminação pública diferenciada, drenagem pluvial, paisagismo e sinalização de segurança. O investimento foi de R$ 5,9 milhões, com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal (BNDES Fase III). Desse total, mais de R$ 1 milhão foram gastos com indenizações, tendo 55 propriedades atingidas pela obra, sendo 3 desapropriações totais, 9 recuos de muros e 43 readequações de imóveis. Em alguns casos, prédios de madeira foram substituídos por outros de alvenaria como compensação pelo alargamento da via.

“De todas as intervenções que nós fizemos, essa foi a mais difícil. Essa rua era menos da metade do que é hoje. Tivemos que intervir em casas e prédios comerciais, e isso tornou o trabalho mais longo e demorado. Foram 24 meses de obra. E a gente teve que contar com o apoio da população. Por isso, quero aproveitar para agradecer os moradores e comerciantes da Rua Pernambuco. Se não fosse a ajuda, pa-ciência e compreensão de todos, a gente não conseguiria fazer isso”, disse Binho Marques.

Para o diretor do Deracre, órgão executor da obra, a duplicação da Pernambuco vai ajudar no fluxo de veículos na Capital. “A ligação da Avenida Antônio da Rocha Viana e a Avenida Ceará sempre foi um grande desafio por causa desse trecho da Rua Pernambuco que era muito estreito. É uma ligação importante. Hoje, toda a região abastecida pela Antônio da Rocha, como os bairros Tancredo Neves e Adalberto Sena, poderão ter acesso ao Centro da cidade aqui pela Pernambuco”, explicou Marcos Alexandre. A duplicação também concretiza a ligação das ciclovias do Parque Tucumã ao Parque da Maternidade, por meio do Binário ruas Waldomiro Lopes/Otávio Rola e da Avenida Antônio da Rocha Viana.

O prefeito Raimundo Angelim agradeceu de público a intervenção do Governo em mais essa importante via da Capital acreana. “Este é mais um presente que o governador Binho Marques está dando para Rio Branco no último ano de sua gestão. Realmente é uma obra linda. A Rua Pernambuco agora é outra. Se não fosse essa parceria do Governo do Estado com a prefeitura, nossa cidade não estaria como está hoje, porque o município sozinho não tem recursos suficientes para fazer uma mudança tão grande na cidade”, agradeceu Angelim.

Agradecimento de quem conhece a história da Rua
Duplicacao2No percurso que o governador Binho Marques fez aos moradores e comerciantes da Rua Pernambuco, um agradecimento especial chamou a atenção. A aposentada Maria das Dores, conhecida como Dona Dolores, mora há 41 anos no local e conhece bem todas as mudanças pela qual a rua já passou.

“Essa foi a melhor”, garante a moradora. Ela também teve sua casa atingida pela obra, e seu terreno foi recuado uma parte para a duplicação. “Mas para mim o resultado final valeu a pena. Ganhei uma nova fachada na minha casa que está mais valorizada agora”, comemora.

Quando dona Dolores chegou para morar na Rua Pernambuco, há mais de quatro décadas, era tudo de terra. Hoje, a aposentada aprova a mudança feita pelo Governo do Estado.

“Acho que o melhor é que está mais seguro para todos. Aqui na frente da minha casa tinha muito acidente. Agora, acho que as coisas vão melhorar”, diz ela.

O casal Antônio Lima de Souza e José Marques de Souza também conhece bem a história da Pernambuco. Eles moram lá há quase 40 anos, calcula a dona-de-casa. Na passagem do governador, eles agradeceram. “Ficou ótimo”, disseram. Binho retribuiu: “quero agradecer a paciência e espero que tenha ficado do gosto de vocês”.

 Xilogravuras na parede
Duplicacao3Além da duplicação, ciclovia, iluminação diferenciada e paisagismo, a Rua Pernambuco também ganhou um toque artístico especial. Obras do artista plástico Dalmir Ferreira compõem os muros da quadra da Escola Neutel Maia. São xilogravuras na parede que retratam a vida e o cotidiano da vida dos seringueiros.

A xilogravura é uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. Primeiro, entalha-se na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha cheio de tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão.

Para Dalmir Ferreira, a xilogravura é especial porque sempre surpreende o artista na hora de ver como o desenho ficou no papel. Segundo ele, a técnica aplicada em parede não é comum.

Antigas mangueiras são mantidas
Quando o Governo do Estado decidiu fazer a obra de duplicação da Rua Pernambuco, o pedido da Justiça foi para que na intervenção fossem derrubadas as mangueiras e a quadra da Escola Neutel Maia. Mas o Governo decidiu por manter as mangueiras e o espaço de lazer dos estudantes.

Agora, as duas mangueiras que há décadas estão naquele local, na região próxima ao cruzamento com a Avenida Nações Unidas, compõem o canteiro central da Pernambuco. Com uma iluminação espe-cial, as árvores deixam a obra ainda mais bonita.

“Como toda nossa obra, essa duplicação foi feita com muito carinho. A gente agregou a tudo isso, boas pitadas de cuidado e amor para que a rua pudesse ter ciclovia, e também para que não fossem derrubadas nem a quadra nem as mangueiras”, afirmou o governador.

 Bom para o comércio
Além dos moradores, os comerciantes também gostaram do resultado da obra. Seu Edmilson Batista tem há 10 anos uma pequena mercearia na Rua Pernambuco. Antes da intervenção do Governo, a fachada do comércio era de madeira. Agora, é de alvenaria, e está mais bonita para os clientes.

“A rua ficou melhor sim e o fluxo de carros também está mais seguro. Eu agradeço o Governo do Estado pela obra. Acho que ficou bem mais bonito”, disse Edmilson que também recebeu a visita do governador Binho Marques.

“Ficou 100%”, diz morador de uma rua adjacente
Não foram apenas os moradores da Rua Pernambuco que agradeceram e elogiaram a intervenção do Governo do Estado. Nas ruas adjacentes, o Deracre também investiu em drenagem e pavimentação.

É o caso da Rua Bela Vista. O casal Ely e Antonieta Santos afirma que antes da obra, a rua era esburacada e com pontos de vazamento de esgoto. “Agora, o Governo fez a rede hidráulica e asfaltou toda a rua. Ficou 100%”, disse Ely. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation