Prevenção do alcoolismo é tema de curso para oficiais da PM

Uma iniciativa do setor de Serviço Social do Comando da Polícia Militar do Acre, com suporte da Secretaria de Estado de Segurança Pública, está garantindo a capacitação de oficiais da corporação de todas as regionais do Acre no combate e prevenção ao alcoolismo. O curso é realizado nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23, no auditório da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), e tem o objetivo de formar multiplicadores para a identificação e diagnóstico dos usuários de álcool, oferecendo ferramentas para que os militares trabalhem com os diferentes modelos de prevenção, formas adequadas de intervenção e encaminhamento.

Participam da formação, além dos oficiais, servidores do Iapen, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, acadêmicos do curso de psicologia e representantes das comunidades terapêuticas.

De acordo com o tenente Macedo, chefe do Setor de Serviço Social da Polícia Militar do Acre, a idéia é de que os participantes sejam multiplicadores das informações em sua região. “É preciso dotar o comandante desse conhecimento mínimo a respeito do alcoolismo, qual o perfil do usuário e, principalmente, saber como encaminhar corretamente. Um policial que recorre ao álcool muitas vezes está com alguma dificuldade familiar ou econômica, e se o problema for identificado cedo, é mais fácil fazer o acompanhamento”, avalia.

O curso foi ministrado pela sargento Cristiane (assistente social) e a tenente Karla (psicóloga), ambas integrantes do Centro de Referência de Alcoolismo (CRA) da PM de Minas Gerais, Estado pioneiro nesse tipo de atendimento, especialmente por ser a corporação mais antiga do Brasil.

“Nós focalizamos o nosso trabalho na prevenção, na mudança de hábito e na importância do investimento em qualidade de vida dos policiais. É preciso que a intervenção seja feita no início. Não podemos ter apenas um enfoque clínico para o problema. O alcoolismo é um problema social, e no tratamento não basta tirar o álcool da pessoa, até porque, muitas vezes, isso é a única coisa que ela tem. O ideal é oferecer alternativas e opções para que ele tenha uma vida saudável”, afirma a tenente Karla.

O curso de prevenção ao alcoolismo faz parte de uma semana de atividades de formação promovida pela Polícia Militar do Acre.  (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation