Sem novidades, Ufac mantém vestibular e Enem para vagas remanescentes

A Ufac (Universidade Federal do Acre) decidiu em reunião do seu Conselho Universitário que adotará o Enem 2011. Contudo, não há muitas novidades em comparação com o ano passado. A instituição adotará o exame apenas para as vagas remanescentes e os cursos de Filosofia e Música. A adoção não terá grandes mudanças no sistema de seleção, já que o Vestibular foi mantido.

O uso do Enem para vagas remanescentes já ocorreu no último vestibular, mas a Ufac não obteve grandes resultados com a experiência. No último vestibular não sobraram vagas dos cursos mais importantes. Somente Letras Inglês em Cruzeiro do Sul teve essa opção, mas não houve interesse por parte os candidatos.

Para alguns professores ouvidos pela reportagem, mas que preferiram o anonimato, a decisão da Ufac mostra o conservadorismo que predomina na instituição. Reformulado ano passado, o Enem passou a ser usado pelas principais universidades do país. A Ufac é a única a resistir a adotar por completo o exame. O Enem é apontado por especialistas como um avanço nos processos de seleção de novos acadêmicos nas instituições de ensino.

Filosofia e Música são os cursos menos concorridos da instituição. O primeiro usará o Enem para as 50 vagas oferecidas. Já Música destinará a metade das vagas para candidatos do Enem. A Ufac demorou quase um ano para tomar a decisão da última segunda-feira (5) do Conselho Universitário. Até mesmo consultas públicas foram realizadas, mas o resultado ficou abaixo das expectativas

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation