Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura será realizado em Rio Branco

Mais de dez secretários de cultura de diversos estados brasileiros participam em Rio Branco do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que será realizado nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, na Casa dos Povo Indígenas, antigo Kaxinawa, presidido pela secretária de cultura de Sergipe, Heloísa Galdino.

O encontro receberá como convidados o diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Marcelo Bones, que falará sobre o Fundo de Circo, Teatro e Dança e a representante regional do Ministério da Cultura (MinC), Keilah Diniz.

Pela primeira vez sediado no Acre, o encontro é um instância de articulação entre os secretários e dirigentes de cultura dos estados, onde serão discutidos temas referentes à gestão da cultural no país. 

 “O fórum é um espaço de representação política muito forte, que procura sempre obedecer um consenso no posicionamento dos estados. É através dele que definimos as estratégias para a aprovação de medidas a favor das políticas públicas”, explica o Presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Daniel Zen.

Na programação, que inicia nesta quinta-feira, às 9h30, estão pautados assuntos como ampliação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), a pauta eleitoral da cultura, o projeto de lei do Direito Autoral, explanado pelo Ministério da Cultura (MinC), e as apresentações dos convênios dos Pontos de Cultura nos estados.

Para Daniel Zen, uma das partes mais importantes do encontro é a troca de experiência no trabalho com a cultura realizado pelas diferentes gestões. “São reuniões ricas em conhecimento e estratégias sobre articulação de políticas públicas para cultura. Conseguimos nos inspirar com os trabalhos de outros secretários e desenvolver ações que antes não eram pensadas.”

Não só de discussões e explanações é formada a programação do encontro. Os secretários visitarão os equipamentos e projetos artístico-culturais, que têm se tornado sinônimo de sucesso na aplicação de recursos públicos, em ações como o Arraial Cultural, criado há 12 anos, e que nessa edição realiza o 6º Concurso Nacional de Quadrilhas.

O grupo conhecerá também as ações de políticas públicas de cultura desenvolvidas pelo estado, visitando os espaços da Biblioteca Pública Estadual, da Biblioteca da Floresta e da Usina de Arte. 

A Casa dos Povos Indígenas, onde funcionava o antigo Kaxinawa (espaço revitalizado pelo Governo do Estado e entregue nesta quarta-feira à comunidade), receberá para o encontro os secretários do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Pará, Paraná, Alagoas, Pernambuco, Rondônia, Piauí e Sergipe. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation