16 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Tião Viana lidera disputa pelo cargo de governador do Estado

paula por paula
19/07/2010 - 18:17
Manda no zap!CompartilharTuitar

De acordo com pesquisa realizada pela FIEAC/Ibope Inteligência sobre as intenções de voto no Acre, entre os dias 12 e 14 de julho de 2010, o candidato do PT, Tião Viana, lidera a disputa pelo Governo do Estado com 63% das intenções de voto. O segundo colocado é o candidato do PSDB, Tião Bocalom, com 18%. Gouveia (Tijolinho), que disputa a eleição pelo PRTB, aparece com 2%. Os votos brancos e nulos totalizam 4%. Eleitores indecisos são 13%.
Na pergunta espontânea, ou seja, sem a apresentação de disco contendo o nome dos candidatos, o percentual de eleitores indecisos é de 67%, índice comum, considerando-se o início da campanha eleitoral. Outros 3% dos eleitores declararam votar em branco ou nulo. Nesta questão, Tião Viana é o mais citado, com 20%, enquanto Bocalom tem 7%.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

pesquisag
Segundo turno
A FIEAC/Ibope Inteligência também testou a hipótese de um segundo turno entre os candidatos Tião Viana e Tião Bocalom. Na simulação, o candidato do PT lidera com 66% das intenções de voto, enquanto que o tucano tem 18%. Os votos brancos e nulos totalizam 4%. Eleitores indecisos, 11%.

Rejeição
Os candidatos ao governo Tião Bocalom e Gouveia (Tijolinho) têm os maiores índices de rejeição: respectivamente, 38% e 37% dos eleitores declararam não votar de jeito nenhum nesses candidatos. Em relação à Viana, este índice é de 16%.

Intenção de voto para o senado
Para o cargo de senador pelo Estado do Acre, somando-se as duas menções, o candidato Jorge Viana, do PT, tem 67% das intenções de voto. Em patamar inferior, Petecão (PMN) aparece em segundo lugar, com 31%, seguido por Edvaldo Magalhães, do PC do B, com 27%. O peemedebista João Correia tem 11% das intenções de voto para o Senado. Eleitores indecisos totalizam 26%. Votos em branco ou eleitores que declaram intenção de anular voto somam 5%. 

Na pergunta espontânea sobre a intenção de voto para o Senado pelo Acre, o candidato petista tem 13%. Outros candidatos figuram com menos menções, com índice igual ou inferior a 4%. Três quartos dos eleitores dizem-se indecisos sobre o voto para senador.

Intenção de voto para presidente
No Acre, o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, aparece na frente com 39%. A candidata do PV, Marina Silva, é a segunda colocada nas intenções de voto, com 29%, enquanto a petista Dilma Roussef tem 16%. Os eleitores que declararam votar em branco ou nulo são 4% e os indecisos correspondem a 9%.

Já na pergunta espontânea, quando não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos à Presidência, o candidato do PSDB aparece com 21%, Marina Silva tem 15% e Dilma Roussef aparece com 9%. O índice de eleitores que declaram estar indecisos é de 51%.
Na hipótese de um segundo turno com Dilma Roussef, José Serra tem 59% das intenções de voto, enquanto a candidata petista aparece com 26%. Indecisos são 10%.

Avalição da atual administração
A administração do atual governador do Estado, Binho Marques, é avaliada como boa/ótima por 53% dos eleitores, enquanto 34% a avaliam como regular. Os eleitores que consideram a sua administração ruim ou péssima somam 7%. Outros 6% não sabem ou preferem não opinar.

Em relação à maneira como o atual governador vem administrando o Estado do Acre, ele tem aprovação de 68% dos eleitores. Já 17% desaprovam e 15% não opinam ou não sabem informar.

De acordo com os entrevistados, as áreas mais problemáticas do Estado são, respectivamente, Saúde (49%), Segurança Pública (41%), Educação e Geração de Empregos (ambos com 21%).

Ficha técnica da pesquisa (JOB Nº 101246/2010)

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho de 2010;
Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores;
Margem de erro: é de 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%;
Solicitante: pesquisa contratada pela FIEAC – Federação das Indústrias do Estado do Acre;
Registro eleitoral: esta pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre, sob o protocolo nº 6306/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob 19641/2010.

(Assessoria/FIEAC)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo começa a pagar o abono salarial para inscritos no PIS/Pasep

Próxima Notícia

Disque-denúncia eleitoral começa a funcionar hoje

Mais Notícias

Bocalom participa do Conexão Amazônia, evento que reúne mais de 100 participantes no Acre
POLÍTICA

Marina Silva virá ao Acre para participar de reunião internacional sobre clima e florestas

16/05/2025
Felipe Tchê protocola anteprojeto de lei para criação do Fundo Municipal Agropecuário
POLÍTICA

Felipe Tchê protocola anteprojeto de lei para criação do Fundo Municipal Agropecuário

15/05/2025
Movimento cultural protesta na Câmara por falta de verba para calendário junino
POLÍTICA

Requerimento contra viagens e diárias de vereadores segue com apenas 3 assinaturas

15/05/2025
Oposição denuncia ‘manobra’ da mesa diretora em votação de empréstimo milionário
POLÍTICA

Oposição denuncia ‘manobra’ da mesa diretora em votação de empréstimo milionário

15/05/2025
Chefe de divisão da Seinfra morre aos 53 anos após 18 dias internado em estado grave
POLÍTICA

Vereadores aprovam urgência para tramitação de PL que libera empréstimo de R$ 67 milhões pela prefeitura

14/05/2025
Vereadores se revoltam com ausência de Joabe na Câmara e sessão acaba em confusão
POLÍTICA

Vereadores da base divergem e pedido de empréstimo pela prefeitura segue travado na Câmara

14/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Disque-denúncia eleitoral começa a funcionar hoje

Receita abre consulta a lote da malha fina de 2007

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre