Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Buscar as causas

Fatalidade, vontade de Deus e outras expressões podem até amenizar ou servir de consolo para tragédias como esta na qual morreram o vereador Jessé Santiago e mais duas pessoas. Contudo, é preciso buscar as verdadeiras causas para prevenir novos acidentes e, talvez, mais mortes.

Neste caso, por exemplo, já se sabe que alguns fatores contribuíram para o acidente, como a falta de visibilidade devido à fumaça das queimadas, falta de sinalização da estrada e outros itens de segurança.

Lamenta-se, é claro a morte do vereador, mas também de uma criança e uma mulher que o acompanhavam no veículo. Porém, devem servir de alerta para quem vai viajar pelas estradas da região ou mesmo de avião.

Sobre a fumaça das queimadas tudo já se disse. Como vêm mostrando e alertando todos os dias os meios de comunicação, estados do Centro-Oeste e Norte do país estão cobertos pela fumaça e fuligem, com graus de contaminação de monóxido de carbono semelhantes ou piores do que a poluição das grandes metrópoles.

Trata-se de uma estupidez, um crime que precisa ser combatido com educação, mas também com uma fiscalização rigorosa dos órgãos governamentais.

Sair da versão mobile