X

Índices inaceitáveis

O que dizer sobre mais esse crime cruel, covarde, que chocou a cidade na segunda-feira à noite, com o assassinato de uma senhora, uma comerciante na porta de sua casa? Que algo está errado, muito errado e é preciso analisar essa onda de assaltos que tomou conta da cidade e está metendo medo, pavor na sociedade.

Para uma cidade de porte médio, com pouco mais de 300 mil habitantes são índices de criminalidade inaceitáveis. As autoridades de segurança dizem que estão agindo e admite-se que estejam.

O problema, alegam, são as facilidades da legislação que estariam colocando nas ruas ex-detentos beneficiados pelo instituto da progressão da pena, sem critérios de avaliação mais rigorosos e sem o devido acompanhamento.

Em parte, pode ser sim uma das causas. Há poucos dias, o Ministério Público também alertou, com base em um amplo levantamento, casos de presos por homicídios que passam pouco mais de um ano no presídio.

O fato é que se vive um clima de insegurança. Os criminosos atacam e matam a qualquer hora, em qualquer lugar. É preciso que as autoridades de segurança, o Poder Judiciário analisem a fundo a questão e restabeleçam garantias de vida da sociedade.

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: