Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novos soldados

Em boa hora, o Governo está incorporando à Polícia Militar mais 592 novos soldados. Trata-se de um reforço significativo e a sociedade espera que contribuam para diminuir a criminalidade que chegou a níveis intoleráveis no Estado.

Ao que consta, esses novos soldados passaram por um treinamento rigoroso e estão aptos a exercer suas funções. Recursos também não faltam, porque o Estado tem recebido do Governo Federal boas quantias.

Quando se fala em reforço para baixar os índices de criminalidade significa que esses novos soldados sejam colocados nas ruas fazendo o policiamento preventivo e repressivo ou em funções estratégicas de inteligência.

Soldados ou agentes dentro dos quartéis exercendo funções burocráticas ou servindo apenas de guardas ou pajens para autoridades e políticos não contribuem para melhorar o sistema de segurança pública.

Segurança pública significa exatamente proporcionar tranqüilidade, paz para que o cidadão possa ir e vir, exercer sua profissão, tocar seu negócio, ter segurança em sua própria casa e não viver ou conviver sob o domínio do medo, achacado a toda hora por marginais. É exigir muito? Não. É função constitucional do Estado, dos governos.

Sair da versão mobile