X

O que é vigorexia?

A vigorexia ou Dismorfia Muscular também conhecida como síndrome de Adônis foi descrita e compreendida pela Equipe do Médico Psiquiatra Harrison Pope Jr. da Harvard Medical School, em 1993, com o nome de Anorexia Nervosa Reversa.

As pessoas com esse distúrbio têm obsessão pela musculatura de seus corpos e a única maneira para “melhorar” a aparência é se exercitando, por isso são dependentes em exercícios, nunca estarão satisfeitos com o que vêem no espelho.

Os indivíduos acometidos pela Vigorexia freqüentemente se descrevem como “fracos e pequenos”,  e com grande insatisfação com seu corpo quando na verdade apresentam musculatura desenvolvida em níveis acima da média da população masculina, caracterizando uma distorção da imagem corporal. Estes se preocupam de maneira anormal com sua massa muscular, o que pode levar ao excesso de levantamento de peso, prática de dietas hiperprotéicas, hiperglicídicas e hipolipídicas, e uso indiscriminado de suplementos protéicos, além do consumo de esteróides anabolizantes.

Freqüentadores assíduos de academia que realizam exercício físico em excesso na busca de um corpo perfeito, fazem parte do grupo de pessoas que sofrem de Vigorexia.

Grupo de risco
A vigorexia é mais comum em homens com idade que varia entre 16 a 30 anos  mais também pode afetar mulheres
 Conseqüências para os indivíduos com vigorexia
 – insatisfação excessiva com o seu próprio corpo
– lesões pelo excesso de treinamento
– problemas nos rins e fígado por conta do exagero na utilização de suplementos e anabolizantes

Tratamento
Ainda não há tratamento específico e sistemático para combater a vigorexia. O mais aconselhado pelos pesquisadores é um tratamento com profissionais de diversas áreas como médicos, psicólogos, nutricionistas professores de educação física.

* Emanoel Rêgo, é Personal Trainer formado em Educação Física Bacharelado pela Universidade Federal do Acre (Ufac). E-mail: emanoelrego@hotmail.com Contatos: 9211-3094.

 

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: