2 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre decreta estado de alerta para evitar o pior com clima seco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/08/2010 - 05:49
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Governo do Acre decretou ontem estado de alerta ambiental por conta da atual situação do clima e os prognósticos para as próximas semanas. A falta de chuvas, combinada com a baixa umidade relativa do ar além de ventos fortes, criam ingrediente que deixa a vegetação num verdadeiro barril de pólvoras.
Alerta222

Pequenos incêndios usados para limpar o solo acabam por entrar na floresta, criando uma situação incontrolável. A decisão de assinar o decreto ocorreu por sugestão da Comissão Estadual de Gestão de Riscos, que reúne secretarias e órgãos responsáveis por avaliar o cenário climático e sugerir medidas eficazes no sentido de amenizar os impactos.

Uma Sala de Situação funcionará dentro da residência oficial do governador Binho Marques. Ele disse que o Acre passa por uma situação dramática e que o combate aos focos de incêndios será uma ação prioritária. Binho declarou que, ambientalmente, o Acre ainda não atingiu a mesma situação de 2005.

Naquele ano, o Acre viveu uma das piores secas de sua história, com o Rio Acre atingindo níveis baixíssimos, e imensas áreas florestais destruídas pelo fogo. A principal preocupação está justamente nessas regiões, já que, passados cinco anos, focos de calor foram detectados na floresta.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Como tinham sido afetadas em 2005, as chances de novos incêndios são bem maiores”, diz o secretário Eufran Amaral (Meio Ambiente). Para o governador, o Estado não pode esperar para que os efeitos de 2005 se repitam para que o governo comece a agir de forma preventiva. “Quanto mais nos anteciparmos, melhores serão os resultados”.

A cada ano o Acre tem conseguido reduzir seus focos de calor. Em 2007 foram registrados 3.577 focos, e 1.929 no ano seguinte. Ano passado esse número chegou a 1.320. Um fato chama a atenção: a quantidade de incêndios na área urbana, em proporção aos rurais, em 2010 tem sido acima do normal.

Até o último dia quatro foram registradas 613 ocorrências do tipo. Entre os bairros com maiores registro aparece Belo Jardim, Vila Acre, Placas e Adalberto Sena. Agosto é um mês preocupante. Somente nos 8 primeiros dias o número de focos já superou todos os 31 dias de julho. Os incêndios se dividem em partes iguais entre áreas desmatadas e florestas.

Alerta
Fumaça

Quanto à fumaça que tem encoberto os céus do Acre e levado centenas de pessoas aos hospitais por conta de doenças respiratórias, Amaral mostrou imagens de satélite que apontam a Bolívia, sul do Amazonas e partes de Rondônia como os principais remetentes.

Para amenizar os impactos do atual cenário climático, a comissão de risco elaborou planos para ações preventivas e repressivas. Nesse sentido, atuarão juntos Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército.  Outra sugestão da comissão foi o cancelamento, pelo Imac (Instituto de Meio Ambiente do Acre) de todas as autorizações para novas queimadas, o que foi aceito. 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Funcionários da Suframa param e deixam dezenas de caminhões com cargas não vistas

Próxima Notícia

Gazetinhas 10/08/2010

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
Destaques Cotidiano

“Minha pátria é a língua pretuguesa”: Semana de Letras celebra 50 anos da independência dos países africanos lusófonos

01/11/2025
Edital da Ufac abre inscrições para brinquedoteca no campus de Rio Branco, com vagas para crianças de 3 a 10 anos (Foto: Divulgação)
1º destaque

Inscrições seguem abertas para bolsas e auxílios da Ufac; saiba valor e como participar

01/11/2025
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
9º guia gazeta

Inep vai reaplicar a Prova Nacional Docente (PND) em 11 locais

01/11/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Serviços lideram geração de empregos no Acre e abrem 580 vagas em setembro

01/11/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Acre supera Amazonas e Tocantins e ocupa 18º lugar no ranking da Regra de Ouro

01/11/2025
Os l
Destaques Cotidiano

Prefeitura aprova política municipal de resíduos sólidos para reduzir lixo

01/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Gazetinhas 10/08/2010

Ladrões disfarçados invadem loja e levam R$ 46 mil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre