Prefeitura discute implantação da estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis

 “Priorizando as crianças teremos garantido o presente e o futuro de nossa Capital”, destacou o prefeito Raimundo Angelim hoje pela manhã, 3, no auditório do Sebrae/Centro, durante a abertura do “I encontro de implantação da estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis”.

Rio Branco foi escolhida juntamente com outras três capitais para a implementação do projeto – piloto “Brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis”. O encontro é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), cujo objetivo é criar um conjunto de esforços em todo o País para a articulação, interação e desenvolvimento de ações voltadas para a saúde da mulher e de crianças até seis anos.

“Rio Branco já desenvolve há muito tempo programas voltados para a primeira infância, mas ainda de forma muito setorizada. Com a implantação da estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis buscamos fortalecer de forma matricial e integrada as ações que o município de Rio Branco já desenvolve. Priorizando as crianças teremos garantido o presente e o futuro de nossa Capital”, salientou Angelim.

O Município desenvolve diversas ações voltadas para as crianças e as mães. Entre elas podemos citar as hortas comunitárias, o restaurante popular, as lavanderias comunitárias e o Clube do Talento. Como resultado desse empenho, em 2008, o prefeito Raimundo Angelim recebeu o título Destaque Nacional como Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

A meta é que até o final de 2011 a estratégia brasileirinhas e brasileirinhos já esteja implementada e em desenvolvimento. O evento prossegue durante todo o dia, até às 17h30min.

Prefeito Amigo da Criança

O prefeito Raimundo Angelim aderiu ano passado à gestão 2009-2012 do Programa Prefeito Amigo da Criança e celebrou Termo de Parceria Institucional entre a Fundação Abrinq, o Ministério Público do Estado do Acre e a Procuradoria Geral do Acre. O programa tem a finalidade de fortalecer as gestões municipais no apoio à criança e ao adolescente.

Os prefeitos que aderem ao programa se comprometem a implementar políticas públicas voltadas à saúde, educação, proteção social e implantar o Orçamento Criança e Adolescente (OCA), objetivando melhorar as condições de vida da população infanto-adolescente e suas famílias.

O prefeito Raimundo Angelim, que em 2008 recebeu o título de Destaque Nacional como Prefeito Amigo da Criança salientou que o programa é importante para a implementação de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes na Capital.

Em 2008, quando foi um dos destaques nacionais do prêmio, Angelim concorreu com mais de dois mil prefeitos de todo o país, dos quais mais de 500 foram selecionados, 132 receberam a indicação de prefeito amigo da criança e, destes cinco foram premiados como destaques do ano, pela implementação de políticas integradas e de impacto para crianças e adolescentes e fortalecimento do sistema de garantia de direitos dessa população.

O evento contou com a participação da coordenadora executiva da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis do Ministério da Saúde; Liliana Lugarinho; da chefe de gabinete do prefeito, Zeli Isabel Ambrós; do secretário de Obras, Wolvenar Camargo; da consultora da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis do Ministério da Saúde, Selma Eschenazi Rosário, além de servidores e coordenadores municipais e estaduais.  (Ascom/PMRB)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation